quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nos BAHstidores da 3ª Convenção Nativista

Clarissa Moura
bahstidores@yahoo.com.br

Um dos princípios da Convenção Nativista é envolver a comunidade na sua construção, moradores, prefeitura, escolas e associações do município.

Foram promovidos, no município, através da prefeitura municipal, dois concursos culturais: um para escolher o logotipo do evento e outro para escolher o slogan. Esta iniciativa envolveu alunos das escolas de Júlio de Castilhos. O vencedor do concurso do Logotipo foi Éderson Schimidt, aluno do Instituto Federal Farroupilha – IFF, de Júlio de Castilhos, já a vencedora do concurso de Slogan foi Paloma dos Santos, aluna da EMEF Élio Salles.

O evento é uma promoção da prefeitura municipal de Júlio de Castilhos em parceria com a Associação Cultural Convenção Nativista, contando ainda com o apoio do Sindicato Rural de Júlio de Castilhos e Sistema OCERGS / SESCOOP-RS.

O festival ocorre no Parque Rural do município, localizado próximo ao centro da cidade.

Parque Rural de Júlio de Castilhos


Segundo presidente do festival, Dartagnan Portella, a Convenção Nativista vem reafirmar os anceios contidos nas entrelinhas gravadas no Obelisco do Capão da Convenção da Reserva (Município de Júlio de Castilhos), o qual, aos 21 de março de 18889, serviu de cenário para uma das participações políticas de maior relevância para a história Republicana de nosso País. Disse ainda, que a 3ª edição do evento vem confirmar que tudo pode evoluir ou se transmutar na vida dos pampas, mas que sempre haverá um poeta, um pajador, um gaiteiro ou guitarreiro para alimentar as tradições gaúchas, para recordar feitos do passado e levar, em forma de canto e verso, a seiva pátria que nos eterniza como perenes peleadores deste chão farroupilha.



A 3ª Convenção Nativista foi o evento escolhido para encerrar as comemorações dos 120 anos de emancipação política de Júlio de Castilhos.

Bluetooth - Inovação na Convenção Nativista

Outra novidade nos BAHstidores da Convenção Nativista foi a brilhante iniciativa da Rádio Terrunha, em disponibilizar via Bluetooth a ordem das músicas a se apresentarem. Segundo eles, esta é uma iniciativa ecologicamente correta, e quem sabe futuramente outros festivais também venham a adotar essa prática. Assim como também as inscrições Online (via e-mail). Precisamos começar a pensar em ações que visam o melhor para nosso meio ambiente. Parabéns equipe da Rádio Terrunha pela bela iniciativa.


(Fotos: Clarissa Moura e Juliana Miranda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário