sábado, 9 de março de 2013

Vem aí "Alfredos y Guitarras"

Clarissa Moura
bahstidores@yahoo.com.br

Com o objetivo de resgatar as principais obras de Alfredo Zitarrosa, o grupo lageano Quarteto Coração de Potro em parceria com Luiz Marenco e os cantores uruguaios Pepe Guerra e Oscar Massita, preparam "Alfredos y Guitarras".  Já em processo de finalização, o CD começou a ser gravado em fevereiro deste ano, no Martin Estúdio em Lages, Santa Catarina e deve chegar as lojas até o final do ano.

O grupo Quarteto Coração de Potro é formado por três violões, um guitarrón e quatro vozes; sendo os  integrantes Índio Ribeiro, Vitor Amorim, Kiko Goulart e Michel Martins, instrumentistas, cantores e compositores. Eles vem participando, desde sua formação, de diversos festivais nativistas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conquistando importantes premiações. “Tempo adentro, campo afora” foi o primeiro trabalho do Quarteto Coração de Potro, através deste, o grupo conquistou espaço em todo o sul do país, já fizera shows no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. 

No início do mês de fevereiro, iniciaram as gravações de "Alfredos y Guitarras". A primeira parte foi gravada em Lages, no Martin Estúdio e também na fazenda Morro Chato, com o estúdio móvel, As gravações seguiram durante este mês, quando o grupo veio a Pelotas para concluir as gravações com os convidados. 

Segundo, Vítor Amorin, a idéia do disco foi dada por Luiz Marenco, quando ele foi a Lages gravar uma participação no outro projeto do grupo, “Pra onde vou e de onde venho”, que está sendo produzido paralelo ao “Alfredos y Guitarras”. Marenco questionou se o grupo tinha interesse em fazer um disco em parceria, cantando Zitarrosa, e prontamente aceitaram o convite e deram inicio as gravações. 

Além dos quatro integrantes do grupo, o disco conta com a participação de Douglas Mendes no violino, Gabriel Maculan no Acordeon, Ricardo Comassetto na Gaita Botoneira, percussões de Lyber Bermudes e Juan na Quena.

Michel Martins, integrante do grupo, além de músico também é publicitário, e é ele o responsável pela Arte Gráfica do CD.

Confira o repertório de “Alfredos y Guitarras”

El loco antonio
El violin de becho
Milonga em Dó
Pal´que se vá
Nene patudo
Doña soledad
Zamba por vos
Si te vas
Que pena
Milonga para una niña
Milonga de ojos dorados
Mire Amigo
Candombe del olvido
Corazon del sur
Adágio em mi País
Décimas para jacinto luna


“Temos orgulho de sermos de Lages e podermos representar nossa cidade em forma de música por onde andarmos, a música que cantamos fala do campo, do homem que vive nele, e esse homem não vive apenas no Rio Grande, somos e cantamos o “gaúcho”, não necessariamente o Rio Grandense” (Vítor Amorim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário