terça-feira, 1 de julho de 2014

Músicas Classificadas na fase municipal da 24ª Vigília do Canto Gaúcho - Cachoeira do Sul


Texto Cleiton Santos
Jornalista

A etapa municipal da 24ª Vigília do Canto Gaúcho apresentou no início da madrugada de domingo ( 29)  as quatro canções que seguem para a etapa final da competição, que acontece entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, no CTG Tropeiros da Lealdade. 10 canções, cinco de cada linha, subiram ao palco dos Tropeiros para que duas de cada fossem escolhidas pelos jurados. Na linha de manifestação rio-grandense, as classificadas foram “Prá lembrança de um amigo” e “Com a lua nos olhos”. Na linha campeira, as classificadas foram “Cernos” e “Distinto”.

Conforme a coordenadora da 24ª Vigília do Canto Gaúcho, Vera Prade, a partir desta terça-feira, serão abertas as inscrições para a etapa estadual do festival. Podem participar músicos de qualquer lugar, inclusive cachoeirenses que não participaram da etapa municipal. A desvantagem é que a triagem para a final tem um número grande de concorrentes. Em 2013, mesmo sem Vigília Municipal, quatro canções de Cachoeira do Sul foram selecionadas separadamente entre 52 inscritas e as outras 10 foram escolhidas entre 577. A etapa municipal neste ano teve 60 músicas.

CHUVA E JOGO - A chuva e o jogo da Seleção Brasileira na tarde de sábado prejudicaram a Feira de Artesanato e Culinária Gaúcha que aconteceu durante o dia. Reunindo artesãos e produtores da agricultura familiar, que levaram facas, cuias, palas, artesanato em lã e produtos como cucas, pães e bolos, o público acabou prestigiando a atividade apenas à noite, na hora do festival. A etapa municipal da Vigília teve um público de cerca de mil pessoas. O Grupo Mas Bah, vencedor da linha de manifestação rio-grandense da 23ª Vigília do Canto Gaúcho, em 2013, com a canção “Vigília do amor”, fez o show na noite de sábado.

AS CANÇÕES CLASSIFICADAS

Linha de manifestação rio-grandense

 “Prá lembrança de um amigo”
Ritmo: chamarra
Autor da letra: Míchel Carvalho Plautz e Eduardo Trojahn Silveira
Autor da melodia: Hugo Pedroso
Intérprete: Jader Duarte
Músicos: Marcelo Azambuja (violão e vocal), Everton Hernandes (violão e voz), Tiago Schoenfeld (violão base), João Manoel Pereira (baixo e vocal), Douglas Mendes (violino) e Marcelo Paz Carvalho (acordeon)

“Com a lua nos olhos”
Ritmo: milonga
Autor da letra: João Rafael Teixeira Chiapetta
Autor da melodia: Ezequiel da Rosa
Intérprete: Mateus Leal
Músicos: Ezequiel da Rosa (violão), Marcelinho Carvalho (violão), Mateus Alves (violão), Nando Soares (baixo), João Paulo Deckert (bandoneon)

Linha campeira

“Cernos”
Ritmo: valsa
Autor da letra: Mateus Neves da Fontoura
Autor da melodia: Ezequiel da Rosa e Carlos Machado
Intérprete: Jorge Freitas
Músicos: Ezequiel da Rosa (violão), Marcelinho Carvalho (violão), Carlos Machado (violão), Nando Soares (baixo), João Paulo Deckert (bandoneon), Fernando Carvalho (percussão)

“Distinto”
Ritmo: milonga
Autor da letra: Carlos Eduardo Nunes
Autor da melodia: Carlos Eduardo Nunes, Fabiano Corrêa e Clênio Bibiano da Rosa
Intérprete: Robledo Martins e Fabiano Corrêa
Músicos: Mateus Bica (violão), Clênio Bibiano da Rosa (violão base e vocal), Felipe Radünz (baixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário