quinta-feira, 23 de outubro de 2014

MÚSICOS PODEM FAZER INSCRIÇÃO PARA 38ª CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA DE URUGUAIANA ATÉ 4 DE NOVEMBRO


O maior festival de música nativista acontecerá de 5 a 7 de dezembro

As inscrições estão abertas para os músicos que desejarem participar do maior festival de música nativista do Estado – a 38ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul -, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado. Para fazer a inscrição das músicas é preciso acessar o site http://38californiadacancaonativa.com.br, onde estão todas as informações, (ficha de inscrição e o regulamento). O envio do material de inscrição deverá ser remetido para o seguinte endereço: Fato Singular Projetos Culturais e Eventos/38ª Califórnia da Canção Nativa, na Rua Barão do Triunfo, 448, Sala 403, Bairro Menino Deus, Porto Alegre-RS, CEP: 90130-100.
A postagem deverá ocorrer até às 12h do dia 4 de novembro.
AS INSCRIÇÕES  PODEM SER ENTREGUES EM MÃOS NO IGTF
INSTITUTO GAÚCHO DE TRADIÇÃO E FOLCLORE, AV. BORGES DE MEDEIROS, Nº 1501 SALA 10 TÉRREO A/C Rico Bertoletti
Cada compositor em seu nome ou parceria poderá inscrever até cinco composições. O evento é organizado pelo CTG Sinuelo de Pago e Fato Singular Projetos Culturais e Eventos e apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Já estão confirmados para a Califórnia deste ano, os shows do cantor, compositor e acordeonista Luiz Carlos Borges; do cantor, compositor e interprete musical João de Almeida Neto; do cantor e interprete Victor Hugo; do grupo nativista Quarteto Coração de Potro, de Lages, Santa Catarina e do cantor, compositor e violonista Felipe Azevedo.

38ª Califórnia da Canção Nativa acontecerá onde tudo começou, em 1971, no antigo Cine Pampa, hoje o Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O Festival foi concebido para resgatar e divulgar os valores da música regional gaúcha, sendo hoje, o maior evento cultural regional do Brasil.

Um pouco da história
Pela sua importância e qualidade, a Califórnia da Canção Nativa motivou a criação de centenas de festivais em todo o estado do Rio Grande do Sul, como a Coxilha Nativista em Cruz Alta, Ciranda Musical em Taquara, Tertúlia em Santa Maria, Musicanto em Santa Rosa, Carijó da Canção Gaúcha em Palmeira das Missões, Reponte da Canção Crioula em São Lourenço do Sul e Moenda da Canção em Santo Antônio da Patrulha.

A Califórnia da Canção Nativa também influenciou o surgimento de novos programas de rádio e televisão no Estado, como a Rádio Liberdade FM, criada nos anos 80, como primeira emissora de rádio dedicada à cultura gaúcha. O fundador do evento foi o tradicionalista Colmar Duarte.

Pássaro Calhandra
O símbolo do evento é o pássaro Callandra que imita o canto de outras espécies e não admite cativeiros e o nome Califórnia vem do grego e significa conjunto de coisas belas. O grande vencedor do Festival será conhecido no domingo, dia 7, e receberá o Troféu Calhandra de Ouro, patrocínio do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil, que ficará na posse de quem for vencedor, três vezes consecutivas ou cinco alternadas.

Relacionamento com a Imprensa
Contato: Ana Lúcia Medeiros | 51 8313-2540medeiros.imprensa@gmail.com
Crédito foto: Ivete Teresinha Guterres de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário