quarta-feira, 23 de maio de 2012

Juan Falú em Concerto, na Embaixada da Argentina.


Às 19 horas do dia 17 de maio, última quinta-feira, a Embaixada da Argentina (em Brasília) recebeu no seu projeto “Embajada Acústica” o concerto do argentino Juan Falú. Uma iniciativa da própria Embaixada, em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Departamento de Música da Universidade de Brasília (UNB). 

A OEI é um organismo internacional criado em 1949 pelos Ministros de Educação e Cultura dos 22 países da comunidade ibero-americana. Em 2009 iniciou-se a celebração do bicentenário de independência na maioria desses países. Impulsionados por isso, a OEI tende a reforçar os sinais de identidade ibero-americanos. Por isso, na área da cultura, a organização tem estimulado a capacitação profissional e a mobilidade artística apoiando o intercâmbio cultural intra e inter regional. Assim trouxeram Juan Falú. 



Músico de formação autodidata, considerado referência fundamental da música argentina, em sua dupla condição de violonista e compositor. Agraciado com diversas premiações, dentre as quais destacam-se o Prêmio Nacional de Música 2000, concedido pelo Governo da Argentina; Prêmio Clarín em 2001 e 2007, como melhor artista de música folclórica; Prêmio Gardel, o qual foi indicado inúmeras vezes, além de também ter sido indicado para todas as versões dos Prêmios Atahualpa

Suas obras para o violão recriam as raízes musicais argentinas, sendo ainda criador de canções que integram o repertório dos mais famosos intérpretes do folclore argentino. 



Em uma noite de sala cheia, Juan envolveu a todos em sua apresentação. Com bom humor, brincou com os convidados, e atendeu à pedidos. Não teve um repertório programado, deixou-se guiar pelo público e sua vontade e inspiração. 

Falú tocou e interpretou obras de Athaualpa Yupanqui, Ariel Ramírez, Carlos Gustavino, além de outras tradicionais do folclore argentino, e composições próprias. Foi uma noite linda de muitas zambas, chacareras, tangos...

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre Juan Falú, pode acessar a home page do violonista clicando aqui.

Créditos: Adriana Araújo e Lucas Araújo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário