segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pedro Ortaça em Brasília/DF


PEDRO ORTAÇA: GRANDE ATRAÇÃO DA 1ª NOITE DO FOLCLORE

Em comemoração à Semana do Folclore (16 a 22 de agosto), aconteceu na noite do dia 19, na Capital Federal, a 1ª Noite do Folclore. O evento que contou com várias atrações, teve como grande presença o músico, cantor e compositor missioneiro PEDRO ORTAÇA, acompanhado de seu filho, o acordeonista Gabriel Ortaça.

Aproveitamos a vinda de Pedro à Brasília para conversarmos a respeito desta apresentação, entre outros assuntos:

Ortaça é um nome conhecido e respeitado no Estado (e fora dele) há muitos anos. Ao que vocês acreditam que se deve ainda esse reconhecimento e sucesso!?

Eu, Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá, formamos os quatro troncos da música missioneira. Com nosso canto denunciamos o descaso para com os índios - verdadeiros donos da terra -, com os menos favorecidos. Contamos no canto o que aconteceu, a história da região missioneira e o legado deixado pelos antepassados. E principalmente, o amor que temos pelo nosso chão colorado! Quanto ao sucesso é fruto da verdade do meu canto!


Falando em música, em novos talentos, sabemos que tem gente que faz por amor, e gente que também se vende. No que a Família Ortaça acredita e defende?
Sempre cantei verdades, nunca cantei por cantar, meu canto traz mensagens! O canto tem o poder de fazer mudanças. Alberto, Gabriel e Marianita seguem a escola do canto missioneiro!

E sobre os festivais!? O que Pedro, com a vasta caminhada e experiência que tem, pensa a respeito dos novos nomes da música gaúcha, e o que vem sendo defendido?
Nunca concorri em festivais, venho de outro tempo, onde a gente colocava um violão nas costas e saía mundo afora cantando, em comércios de carreira, em bailes de campanha e festas de igrejas, em programas de rádio. Era muito mais difícil, não havia tantos recursos, o cantor cantava com a "força da goela". Não tenho nada contra os festivais, muito pelo contrário, acho uma boa maneira de levar música, diversão e cultura ao povo, é uma oportunidade para quem quer mostrar o trabalho. Tenho grandes amigos que participam de festivais. Eu sou convidado para fazer muitos shows em festivais e sou aplaudido por esses artistas, que me abraçam com carinho e respeito. Que surjam festivais, que surjam novos talentos e que sobrevivam os antigos talentos!


Somos muitos desgarrados por aqui, muitos de nós há muito não voltam ao Rio Grande e suas referências musicais são antigas: Noel, Ortaça, etc...Outros nasceram por aqui e é possível que também não os conheçam. Sabendo disso, o que traz o show que a Família Ortaça irá apresentar aos gaúchos do planalto central? Conte-nos um pouco sobre o que vamos ouvir na noite de amanhã...trabalhos novos, trabalhos antigos...?
Trarei para o povo de Brasília - onde já tenho muitos fãs - o canto do missioneiro, comprometido com a história da sua pátria. Ouvirão na minha voz e na voz do Gabriel, músicas do meu grande repertório, antigas, novas, pois tenho mais de cento e cinquenta músicas de minha autoria. Terão também oportunidade de ouvir Gabriel Ortaça, meu filho, também missioneiro!

O que esperam desta visita à Capital? Qual a expectativa para este show?
Já vim muitas vezes a Brasília e graças a DEUS sempre fui bem acolhido, juntamente com meus parceiros de arte e de andanças. Já estive mais de uma vez no CTG Jayme Caetano Braun, também na EXPOTCHÊ e na posse do Presidente Lula. Brasília gosta do canto do missioneiro, há muitos gaúchos aqui fazendo a defesa do Rio Grande e da nossa Pátria!

E para a recepção?
Sou sempre bem recebido por onde ando, do Rio Grande do Sul ao Norte do Brasil, eu canto a língua que o povo entende. É o canto do povo! Agradeço sempre a maneira com que nos recebem. Sabe, Brasília me deu um grande título, através do Ministério da Cultura, recebi o título de "Mestre da Cultura Popular Brasileira - Prêmio Humberto Maracanã", que muito me orgulha!

O Clube do Rocha recebeu um público animado, que recepcionou, participou e aplaudiu Ortaça. Ainda no palco, ele se disse emocionado ao ver tantos gaúchos naquela noite, devidamente pilchados e apreciando a verdadeira cultura gaúcha.


Após o show, voltamos a conversar um pouco mais com Pedro Ortaça:

E então, que tal Brasília? Sentiu algo diferente, algo mudou desde tua última apresentação na Capital?
Me encanta cada vez que aqui venho a beleza arquitetônica do lugar! Brasília é única! Me comovo ao lembrar quando aqui estive na posse do Presidente Lula, representando o Rio Grande do Sul, convidado pelo então governador Olívio Dutra. Foi uma emoção maravilhosa! Guardo cada momento no meu pensamento! O que mudou em Brasília!? A cidade continua a mesma! O povo cada vez que venho até aqui, mais carinhoso em relação ao RS e a meu canto missioneiro!

Tuas expectativas quanto ao evento foram alcançadas?
Claro! Sempre fico feliz em cantar para o povo e o carinho deles para com o artista , nos enche de energia para continuarmos a caminhada na defesa da nossa cultura, o que nos identifica como povo e como Pátria.

O que levas daqui? Que boas lembranças levas desta visita?
O carinho, a atenção e o respeito desse povo para com meu trabalho é muito grande e isso levarei junto comigo e transformarei em energia para continuar a minha caminhada.

E para o futuro? Novos projetos em andamento? Quais novidades podemos aguardar da Família Ortaça?
O futuro e o nosso caminho é DEUS quem traça, diz isso meu filho Alberto! O que estamos pensando no momento é na nova produção do 2º DVD da Família Ortaça. Queremos que ele seja igual em qualidade e beleza que o 1º , não precisará ser melhor! O pessoal gostou muito do primeiro DVD , queremos agora brindar com outras músicas e imagens mostrando a nossa cultura! Marianita Ortaça prepara seu 1º CD, e o Gabriel já está trabalhando na criação de mais outro CD de sua autoria. E eu, aproveitando toda essa energia e esse momento maravilhoso que estamos vivendo, trabalho na produção de mais um CD também. E ao mesmo tempo viajamos muito, fazendo shows e levando nossa cantiga por essa Pátria que amamos tanto!
Deixo meu abraço à Direção do Clube do Rocha, ao Empresário Clóvis Brum, ao Grupo Dançamerica, ao meu amigo José Leal, ao CTG Jayme Caetano Braun, à RBS TV Brasília, e a todos que participaram do evento trazendo o carinho para esse missioneiro e seu Grupo. Voltaremos com nossa cantiga para Brasília, coração da Pátria.

Clóvis Brum, organizador do evento, também conversou conosco:
"Apesar de todas as dificuldades para se promover qualquer evento numa capital nas dimensões de Brasília, o evento foi um sucesso! (...)Creio que foi o evento com mais qualidade de cultura de raiz que já fizemos até os dias de hoje. O público presente foi de pessoas que realmente apreciam o verdadeiro Tradicionalismo Gaúcho. (...) O Grupo Dançamérica tem o orgulho de dizer que fez uma " Iª Noite do Folclore " (...) repleta de muita informação cultural, começando com a apresentação da Invernada Artística do CTG Nova Querência de Cristalina - GO, com encenação e danças típicas, depois um dos shows mais folclóricos que o nosso RS ainda cultua, que é PEDRO ORTAÇA, seguido do lançamento do Livro "MISSÕES, a República do Boi", de José Machado Leal, outro folclorista renomado. Livro este que fala de um romance histórico ambientado nas Missões Jesuitico-Guaranis na América. Pra finalizar tivemos o Distrito FANDANGUEIRO que, na essência da palavra, não perde para os melhores grupos de baile Gaúcho. Contamos ainda com a presença de LANDRO OVIEDO, consultor de Português do Jornal Correio do Povo do RS e autor do prefácio do livro lançado, com a divulgação da TV RBS, TV Globo local e de diversos sites como o do Quarto de Ronda".

"Agradecimentos ao Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército e João Francisco Petroceli, pelo apoio, ao parceiro de luta Luiz Henrique Freitas, ao trabalho de bilheteria de Roberto Reis e Jane e a recepção pelas prendas do Dançamérica, Jô, Daiane e Danielle, todos voluntários em prol do tradicionalismo. Sempre acho que poderíamos ter feito melhor, mas antes errar fazendo algo do que não arriscar fazendo nada."


Para quem quiser saber mais a respeito de Pedro Ortaça, e do Grupo Dançamérica, podem acessar os sites www.pedroortaca.com.br, e www.dancamerica.com.br.

Jamile Pereira
Brasília, 22 de agosto de 2011.


Fotografias: Luiz Henrique Freitas

3 comentários:

  1. QUANTO ORGULHO DE TER NASCIDO NESTE CHÃO, GRACIAS PADRE POR TER CONCEDIDO A GRAÇA,O DOM DA MÚSICA AO NOSSO QUERIDO PEDRO ORTAÇA,QUE CANTA E POR ONDE PASSA ENCANTA,POIS TOCA COM O CORAÇÃO (:

    ResponderExcluir
  2. cada vez mais me orgulho de ser missioneira nascida nas barrancas do Rio Uruguai! Sempre ouvindo, assistindo e amando os Ortaças! :)

    ResponderExcluir
  3. muito me orgulho de ter nascido nas barrancas do Rio Uruguai! desde então, venho ouvindo, assistindo e amando os Ortaças!:)

    ResponderExcluir