segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pelos palcos do ENART


Ginásio Poliesportivo ENART 2012

Clarissa Moura
bahstidores@yahoo.com.br

Os concursos amadores, como o ENART, têm um papelo importante no “sistema” de divulgação da música regional. São nos palcos como do Enart, que muitas obras apresentadas nos festivaiis ganham vida. Neste tablado mágico os personagens e as histórias criadas nas músicas, saem das páginas escritas e dos CDs gravados, para se tornarem os grandes “astros” desse espetáculo chamado Enart.

Coreógrafos inspiram-se em clássicos dos festivais para elaborarem coreografias de entrada, saída e entre danças. Os intérpretes solistas vocais, buscam em seus ídolos a inspiração e nos discos dos festivais o repertório.

Mas não são apenas as invernadas e os intérpretes que contribuem para que estas composições ganhem vida, o fole das gaitas, as cordas dos violões e bandonions, nas demais modalidades individuais, também utilizam deste tom “festivaleiro” para suas performaces em palco. Já os declamadores, traduzem em gestos e sentimentos as emoções que os poetas, escrevem e transcrevem nos versos participantes e premiados nos festivais.

Você já parou para pensar que pelos palcos do ENART já passaram, nomes que atualmente são muito conhecidos no cenário dos festivais de música regional. Segundo depoimento de alguns deles, o ENART acaba sendo, não só um palco ou concurso de amadores, mas também uma vitrine, para futuros artistas da música regional.

Confira os depoimentos de alguns músicos, hoje ativos nos Festivais, que já passaram, ou ainda estão nos palcos do ENART:

Alessandro Mattos
Aninha Pires
Bianca Bérgamo
César Oliveira
Chico Saga
Ita Cunha
Juliano Moreno
Leandro Berlesi
Marcelo Oliveira
Mário Tressoldi
Maurício Marques
Raineri Spohr
Rodrigo Madrid
Rogério Melo

Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – ENART, é a vitrine e o “palco da vida” para muitos, ali é onde se tem o contato com os primeiros desafios, adquiri-se força, conhecimento e reconhecimento, para quem sabe no futuro, alçar vôos mais altos, e um dia estes participantes tornarem-se também artistas da música regional gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário