quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Vencedores do Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2013



Clarissa Moura
bahstidores@yahoo.com.br

Acontece hoje a noite, no Teatro Dabnte Barone na Assembléia Legislativa, a cerimônia de entrega do Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2013.

De acordo com o site oficial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Prêmio Vítor Mateus Teixeira, foi insituido, por meio da Resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997, alterada pela Resoluções N.º 2.969/2006 e 3.034/2009, com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha.

As indicações de artistas para concorrerem devem ser feitas pelos parlamentares até o dia 04 de setembro de cada ano.

A comissão julgadora é formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS - SICOM/RS; Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul; Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore - IGTF; Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG; Fundação Vitor Mateus Teixeira; e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS.

Confira quem foram os vencedores deste ano:

1. Cantor: João de Almeida Neto
Natural de Uruguaiana, ganhador de  Troféus  de Melhor Intérprete na maioria dos festivais  nativistas  já realizados. Além das produções individuais , João de Almeida Neto tem participações em coletâneas e discos de vários artistas e conjuntos, entre eles Gaúcho da Fronteira e Garotos de Ouro.

2. Cantora: Analise Severo
Natural de Santa Maria, tem 20 anos de carreira e 5 CDs gravados. Já participou de quase todos os festivais do Rio Grande do Sul, sendo uma das intérpretes mais atuantes e premiadas. Faz parte do Projeto Mulheres Pampeanas. É radialista e apresentadora profissional.

3. Declamador: Valter Vieira Ribeiro
Natural de Passo Fundo. Tradicionalista e autêntico declamador. Premiadíssimo campeão de rodeios em declamação. É fundador da Associação de Pajadores e Declamadores Gaúchos.

4. Declamadora: Vitória Rolim Lampert
Natural de São Borja, seus primeiros passos nas tradições gaúchas  tem a presença marcante de seu avô Boanerges do Amaral Rolim, tradicionalista de alma e coração. Já na cidade de  Três Passos ,tornou-se prenda dente de leite no ano de 2008   e desde lá vem encantando e enaltecendo  a cultura gaúcha com sua declamação e simpatia.

5. Trovador: Leôncio Amaral
Participa de trovas de 1984. É tetra campeão do Mi Maior de Gavetão de Sapucaia do Sul, campeão da Vacaria, penta campeão em Capão da Canoa, tri campeão em Passo Fundo e Cacequi. Tem 1400 troféus em sua galeria. É cantor, compositor, pajador e trovador.

6. Trovadora: Margarete Amaral
Natural de Osório. Premiada em diversos Rodeios e Festivais de Trova: Rodeio Internacional de Osório, Tramandaí, Passo Fundo e Mi Maior de Gavetão. Possui mais de 150 prêmios em Rodeios e Festivais de Trova.

7. Compositor: Francisco Alves
Jornalista e radialista, vindo de uma família de músicos e compositores, Chico Alves iniciou sua carreira profissional aos 15 anos. É detentor de vários prêmios, sua canção “Não Podemos se Entrega pros  Home”, está entre as canções nativistas mais executadas no Estado.

8. Instrumentista: Leonir Vargas - o Varguinhas  / Representado por Oneide Ferreira
Natural de Santa Catarina, há 22 anos animando os fandangos como gaiteiro do Conjunto Os Monarcas, que é um conjunto que preserva a autenticidade da música tradicionalista gaúcha e já foi agraciado com cinco discos de ouro e um dvd de ouro. Varguinhas é considerado um dos  melhores acordeonistas do RGS.

9. Arranjador: Maurício Lopes
Natural de Encruzilhada do Sul, Maurício Lopes é uma das mais recentes revelações da música gaúcha. Participa de festivais em todo o Brasil. Obteve seu primeiro prêmio nacional em 2010 no VI FestiaAfro em Limeira, São Paulo. Como  instrumentista acompanha grandes nomes da música gaúcha, tais como Leôncio Severo, Rogério Melo, entre outros.

10. Pajador: Jadir Oliveira Filho
Filho do poeta e pajador Jadir Oliveira, Jadir Filho conheceu a arte desde criança, quando no ano de 1997, com apenas 6 anos de idade venceu a 1° FENATROVA na categoria guri, até 18 anos, no  Rodeio internacional de Passo Fundo. Na edição seguinte confirmou o bi-campeonato do evento. Em 2009,  aos 18 anos de idade, conquistou o troféu de campeão do ENART.

11. Produtor Musical: João Marcos Nolte Martins                                 
Negrinho Martins, nasceu em Pelotas. Autodidata, atualmente cursa bacharelado em música popular na Universidade Federal de Pelotas. violinista, contrabaixista, arranjador e produtor musical,  participa do movimento musical nativista desde 1985. Produziu e arranjou trabalhos discográficos de diversos artistas.

12. Capa de Disco:  Daniel Barros  -pela capa do CD “Meu Tempo”
Cantor, autor, instrumentista e arranjador. Daniel Barros iniciou sua carreira de artista muito cedo participando de CTGs como o General Neto de Camaquã, fundado pelo seu pai.  Em 2013, lançou seu terceiro trabalho solo “Meu Tempo” com capa criada pelo artista plástico Vasco Machado, de Caxias do Sul. A pintura retrata Daniel, sua prenda e  seu cavalo Mocito.

13. Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho: Programa Fogo de Chão -TV Ulbra – apresentador Vilmar Romera
Há cinco anos na TV Ulbra, o Programa Fogo de Chão enaltece a cultura do Rio Grande do Sul através da música, da trova e de reportagens temáticas sobre os símbolos que compõem a história do tradicionalismo, sempre aos domingos, no horário nobre dos gaúchos.

14. Grupo de Show: GEMP Escola e Cia. De Dança
Em 2004 foi declarado Patrimônio Cultural da Cidade de Crissiumal. Com repertório distinto, o Gemp trabalha com a diversidade cultural. Seu espetáculo já foi assistido em mais de 150 municípios. Este ano realizou sua maior turnê internacional (Romênia, Hungria, Macedônia e Bulgária). De natureza comunitária, é administrado por voluntários crissiumalenses e conta com o apoio de empresas locais e da administração municipal para a manutenção de sua estrutura básica.

15. Grupo de Baile: Os Atuais
Fundado em 1968 em Tucunduva. No decorrer de seus 45 anos de história, 41 discos gravados e 5 DVDs. Em vária oportunidades representaram o Rio Grande em programas de grande emissoras de TV. Devido ao sucesso contínuo e ao estilo musical, o público passou a chamá-los carinhosamente de “os reis do baile”. Na soma das apresentações, Os Atuais já subiram ao palco mais de sete mil vezes para apresentações.

16. Grupo de Dança Gaúcho: CTG Lalau Miranda
CTG com sede em Passo Fundo. Nos palcos há 61 anos, participa de rodeios em todo o Estado, estando sempre entre os melhores Grupos, além disso, a Invernada Gaúcha do CTG Lalau de Miranda já representou o Rio Grande do Sul e o Brasil em festivais nacionais e internacionais levando sua dança e cultura  além fronteiras.

17. Bandinha Típica Alemã: Banda Estrela

Banda de Estrela é formada por 13 integrantes, sendo estes: dez instrumentistas de sopro, dois percussionistas e de seu coordenador e regente o Maestro Bernardo Hunecke. Com um repertório baseado principalmente no estilo musical germânico, a Banda de Estrela, vêm abrilhantando todos os eventos dos quais participa, com seu belo espetáculo de música.

18. Conjunto ou intérprete de Música Teuto-Rio-Grandense: Orquestra de Teutônia
Orquestra de Teutônia foi criada em 1983 e seu embrião foi uma charanga que animava os comícios emancipacionistas do município de Teutônia. E assim, ao longo dos seus 30 anos de história, construiu uma trajetória rica e vencedora, movida pelo amor à música. São mais de 1.000 shows e mais de um milhão de ouvintes diretos e milhões de admiradores espalhados pelo mundo, com seus 6 CDs e 2 DVDs lançados. Foram dois primeiros lugares conquistados em Festivais de Música na Alemanha competindo com várias Orquestras do 1º Mundo.

19. Conjunto ou intérprete de Música Ítalo-Rio-Grandense: Edgar Pozzer   
Edgar  Pozzer é natural de Galópolis, distrito de Caxias do Sul. Cantor de música brasileira e internacional. Foi o primeiro cantor gaúcho a executar um repertório de músicas italianas. Durante 15 anos cantou no Conjunto Norberto Baldauf abrilhantando os Bailes da Reitoria (da UFRGS). Em sua carreira gravou 3 LPs, 9CDs e um DVD duplo que marcou seus 50 anos de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário