sexta-feira, 27 de junho de 2014

Série Documental Visceral Brasil - As veias abertas da música - Pedro Ortaça



Por Matias Moura

 Pedro Ortaça, o cantor missioneiro é um dos destaques da série Visceral Brasil - As veias abertas da música , uma série documental em treze episódios que oferece um vasto panorama da música brasileira de raiz na visão de alguns de seus músicos mais representativos. Os programas vão ao ar semanalmente nas quartas-feiras na TV Brasil com reapresentação aos sábados .
Conheça o som e a cor da terra de Pedro Ortaça  neste sábado 28 de Junho ,as  22:00, na TV Brasil

Nascido em 1942 e criado nos Sete Povos das Missões, o cantor e compositor Pedro Ortaça faz da música um instrumento para manter acesa a fogueira cultural da região, fortemente cultivada pelos indígenas guaranis e pela ordem religiosa Jesuíta. Hoje Ortaça é Mestre das Culturas Populares  – Prêmio Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura – e tem mais de 120 músicas de sua autoria, consagrando-se com um dos principais baluartes da cultura gaúcha.

Dom Ortaça canta histórias de lutas sociais e de homens e mulheres que dedicaram suas vidas a labutar na terra. Daquele terreno fértil brotam canções e poemas improvisados sobre temas como a honestidade e a amizade, além de pajadas inspiradas por utopias e amores fronteiriços.




A série  é uma produção da Plural Filmes, com sede no Rio de Janeiro e em Florianópolis, em parceria com a gaúcha Joner Produções. Com curadoria de Carla Joner e direção de Marcia Paraiso, cada episódio tem uma linguagem própria, definida pelo perfil de cada personagem, pelo ambiente e pela sonoridade.


Durante todo o ano de 2013, a equipe de produção do Visceral Brasil percorreu diversas cidades da Bahia, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia com o desafio de registrar o universo musical dos treze personagens escolhidos: Bule Bule, Zabé da Loca, Mestre Humberto, Dona Onete, Mestre Vieira, Mestre Laurentino, Côco Raízes de Arcoverde, Dona Maria do Batuque, Pedro Ortaça, Giba Giba, Arlindo dos 8 baixos e o grupo Zambiapunga.

TVE apresenta o Episódio com Pedro Ortaça neste Sábado (28)

A TVE dá sequência à exibição da série Visceral Brasil, que apresenta um vasto panorama da música brasileira de raiz na visão de alguns de seus músicos mais viscerais e representativos. O próximo episódio, que vai ao ar neste sábado, 28 de junho, às 22h, tem como personagem o cantor e compositor gaúcho Pedro Ortaça.

A série Visceral Brasil é transmitida em rede com a TV Brasil.




















Um comentário:

  1. Proposta muito interessante, que eu quero ver. Pela minha parte eu concordo com você que eu estou acompanhando a série da revista VICE da HBO. Nada a ver com o tema da estedocumental, mas vale a pena recomenda, sobretudos, se você não gosta de ver as notícias, com isso, estamos indo para ser informado, saudações.

    ResponderExcluir