sexta-feira, 11 de julho de 2014

Documentário "A linha fria do horizonte" Estréia no Canal Brasil Segunda, dia 21/07, às 22h com reapresentação domingo, dia 27/07, às 13h30.


Por Matias Moura
www.bahstidores.com

Dirigido pelo curitibano Luciano Coelho, o documentário musical mostra a obra e o pensamento de um grupo de cancionistas do sul do Brasil, Argentina e Uruguai, que compartilham o fato de representar em seu trabalho a paisagem e o sentimento do espaço onde vivem, ignorando as fronteiras entre os países. O brasileiro Vitor Ramil, os uruguaios Daniel e Jorge Drexler e o argentino Kevin Johansen são alguns dos artistas que, por meio de suas criações, cada um à sua maneira, refletem sobre as questões da identidade local e global permeadas pelo frio. Longe do discurso separatista e das padronizações de estilo, trata-se de um filme que mapeia esse universo do Pampa Gaúcho.


Admirador de Ramil, Coelho resolveu investigar a extensão do impacto das temperaturas mais baixas e dos cenários que as acompanham, na produção sonora não apenas do sul do Brasil, mas do continente. Em meio à geada, esses personagens entoam milongas ultrapassando barreiras alfandegárias para discutir, melodicamente, sobre a própria região. Uma música que durante anos foi estigmatizada por sua raiz interiorana, popular e folclórica com trejeitos, temas e sotaques até hoje usados como estereótipos, mas agora tratada de uma forma ampla e universalista.


Enquanto Ramil realiza essas reflexões, os irmãos Daniel e Jorge Drexler falam em “templadismo”, uma ideia que faz alusão ao tropicalismo e introduz um debate sobre a “estética do frio” pela ótica uruguaia. Um clima com estações definidas que, consequentemente, intervém no perfil dos seus habitantes. E, na Argentina, o músico Kevin Johansen teoriza através do termo “subtropicalistas”.

O longa-metragem é uma coprodução do Canal Brasil com o Projeto Olho Vivo e com a Linha Fria Filmes.

A produção

As imagens, entrevistas e shows foram captados durante os meses de junho e julho de 2011 e 2012 e totalizam mais de 120 horas de filmagem. Em nossas viagens passamos por inúmeras cidades e entrevistamos dezenas de artistas.

Países e cidades em que as filmagens aconteceram:

  Brasil: Porto Alegre, Pelotas, Jaguarão, Viamão, Guaíba, Barra do Ribeiro, Santo Antônio da Patrulha, Tapes, Ilópolis, Santa Maria, Parque Estadual de Itapuã, Quaraí, Rio de Janeiro e São Paulo.
  Uruguai: Montevidéu, Salto, Mercedes, Canelones, Colônia del Sacramento e Paysandu.
  Argentina: Buenos Aires, Beccar e La Plata.
  Espanha: Madri (onde foi gravada a entrevista com Jorge Drexler).

A viagem de 2012

Com equipe reduzida, fizemos nova viagem pelas cidades do sul do Brasil, atravessamos novamente o Uruguai e paramos em Buenos Aires. Se em 2011 a agenda estava lotada de entrevistas e shows, em 2012 nos concentramos em aprofundar nossas conversas com Vitor Ramil que nos recebeu em Pelotas. Realizamos com ele três boas entrevistas, além da que já havíamos gravado em 2011 e aproveitamos para filmar cenas da fria cidade que espaço de tantas criações do cantor. Em Montevidéu realizamos nova entrevista com Daniel Drexler, Sebastián Jantos e Mário Falcão. Os dois últimos gravavam um novo disco que se chamará “Muamba”. Em Buenos Aires entrevistamos pela primeira vez Lúcio Mantel que fez um lindo show de encerramento de sua turnê que contou com a participação especial de Kevin Johansen.



Estréia no Canal Brasil Segunda, dia 21/07, às 22h e domingo, dia 27/07, às 13h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário