terça-feira, 7 de outubro de 2014

Latino-América Duo apresenta “Música sem Fronteiras”


Postado por Matias Moura
www.bahstidores.com


Através do projeto “Música sem Fronteiras”, o Latino-América Duo, nascido nos corredores do Conservatório de Música da UFPel, pretende levar a música brasileira e sul-americana a alunos de escolas públicas, pensando o fazer musical como ferramenta de formação nos espaços escolares. A iniciativa faz parte da série “Concertos Didáticos” promovido pela Funarte e Ministério da Cultura, sendo o único projeto do Rio Grande do Sul que visitará a região da fronteira.

Formado pelos violonistas gaúchos Alexandre Simon e José Daniel, ambos graduados no Bacharelado em Música da UFPel, o Latino-América Duo tem como principal objetivo difundir a música instrumental através das cordas do violão. Os integrantes do duo, além de violonistas atuam como educadores musicais no sul do Brasil. Alexandre Simon é professor de violão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Câmpus Porto Alegre e José Daniel é docente do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde coordena o projeto de extensão “Camerata Pampeana de Violões”. A experiência com o ensino de música tem mostrado cada vez mais a estes educadores que Música e Educação são intrínsecas. “Em nossa proposta de formação e difusão cultural, através da arte dos sons, acreditamos que não é possível pensar a música, longe da educação”, afirmam os educadores.

A proposta do duo é apresentar a estudantes de doze escolas públicas das cidades de Santana do Livramento, Bagé e Rio Grande, um concerto didático contemplando gêneros como a milonga, o tango, o choro e o samba canção, buscando levar a pluralidade e a diversidade cultural brasileira e latino-americana aos espaços escolares.

O repertório do Latino-América Duo é composto por música brasileira e também do Uruguai e Argentina, países que fazem fronteira com o sul do Brasil e que compartilham uma identidade cultural comum a esta região do país, onde serão realizados os concertos. Com esta proposta, os educadores visam ampliar o conceito de interdisciplinaridade na escola, buscando apontar elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, antropológicos e sócio-culturais, entre outros, que permeiam a construção do fazer artístico e que estão presentes nas obras musicais que serão apresentadas.

Os concertos didáticos são abertos à comunidade e serão realizados nas seguintes datas e locais:

Agenda do Projeto “Música sem Fronteiras”

SANT’ANA DO LIVRAMENTO

8º Concerto
Data: 08 de Outubro de 2014
Hora: 16h
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho
Endereço: Rua Doutor Fialho, 300.

9º Concerto
Data: 09 de Outubro de 2014
Hora: 10h30min.
Local: Escola Estadual Hector Acosta
Endereço: Rua Marechal Curatto, 373.

10º Concerto
Data: 09 de Outubro de 2014
Hora: 16h
Local: Escola Estadual de Educação Básica Alceu Wamosy
Endereço: Rua Duque de Caxias, 1454.

11º Concerto
Data: 10 de Outubro de 2014
Hora: 10h30min.
Local: Escola Estadual Rivadávia Corrêa
Endereço: Rua dos Andradas, 797.


12º Concerto
Data: 10 de Outubro de 2014
Hora: 16h
Local: Escola Estadual de Educação Básica General Neto
Endereço: Rua Senador Salgado Filhos, 604.


Latino-América Duo

Currículo dos músicos

Alexandre Simon 

Alexandre Souza Simon é Bacharel em Música pela UFPel e atua como violonista e educador musical na cidade de Porto Alegre. Realizou concertos solos e em duo em diversos centros culturais do estado do Rio Grande do Sul, destacando os projetos “Violões do Sul” e “Musical Petropar”. 
Frequentou importantes cursos de aperfeiçoamento dentro e fora do país, como o IV Seminário Internacional de Guitarra de Uruguay, II Festival Leo Brouwer (SP), II Seminário Internacional de Violão Estação Musical (RS), II Encontro RioGrandense de Medicina do Musico (RS), I e II Festival Internacional Sesc de Música (RS), VIII, IX e X Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros (SP) e XXVI Oficina de Música de Curitiba (PR).como Seminário Internacional de Guitarra do Uruguay, Festival Leo Brouwer (SP) e o Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros (SP).
Como produtor cultural trouxe a cidade de Pelotas o violonista mexicano Francisco Gil e também atuou como diretor artístico do “I Festival Internacional de Violão do Mercosul”, na cidade de Rio Grande. Como educador, foi ministrante do “Curso de Extensão em Música – Violão, da UFPel, atuou com professor de violão na academia Espaço Musical JD. Ao final de sua graduação, foi selecionado para participar da Operação Tuiuiú do Projeto Rondon, no município de Salto do Céu (MT), atuando como professor em oficinas de música, musicalização infantil, história da música e como organizador e colaborador de apresentações culturais locais. Possui um disco solo dedicado à música sul-brasileira e latino-americana, intitulado “Terruño”, lançado em 2012.
Atualmente, realiza uma especialização em música latino-americana com o violonista Eduardo Isaac no Conservatório LuisGianneo em Mar del Plata, na Argentina e atua como professor de Violão no do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Câmpus Porto Alegre.


José Daniel 

José Daniel Telles dos Santos atua como violonista, pesquisador e educador musical desde 2001. É Bacharel em Música pela UFPel e Mestre em Memória e Patrimônio Cultural pelo Instituto de Ciências Humanas da mesma universidade, onde desenvolveu a pesquisa “Lucio Yanel e o Violão Pampeano: memórias, histórias e identidades de um fazer musical no sul do Brasil”. É docente do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.Como educador musical, atuou como professor na academia Espaço Musical JD e no Instituto de Belas Artes da cidade de Rio Grande. Em 2011 participou da Operação Carajás no Projeto Rondon, atuando na região Norte do Brasil. Como produtor cultural, organizou mais de 30 eventos musicais na cidade de Rio Grande, sempre com entrada franca com destaque para o projeto “Violões do Sul”.
Recentemente, coordenou a realização do “I Festival Internacional de Violão do Mercosul”, realizado no Teatro Municipal de Rio Grande. O evento buscou promover a integração e o intercâmbio entre músicos do Brasil e dos países do Conesul e reuniu consagrados músicos do cenário nacional e internacional do violão. O encontro proporcionou palestras, mesas-redondas, workshops e masterclasses, com vistas à difusão cultural e a qualificação profissional de professores e jovens através da música e 8 concertos, todas atividades com entrada franca. O I Festival Internacional de Violão do Mercosul foi realizado entre os dias 22 e 24 de Fevereiro, uma realização da FUNARTE, através do "Prêmio Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música".
Atualmente, desenvolve estudos sobre música e violão pampeano, dialogando com áreas como memória social, patrimônio cultural e história oral em suas pesquisas.

Sobre o Latino-América Duo

O Latino-América Duo contempla em seu repertório, música regional do sul, centro e nordeste brasileiro e também da Argentina e Uruguai. Através da formação camerística com violões, o duo apresenta gêneros musicais como o chôro, a milonga, o tango, danças nordestinas e Ibero-Americanas, levando ao palco um pedaço da cultura musical popular da América do Sul.
Atualmente, o Latino-América Duo está concluindo as gravações de seu primeiro disco, intitulado “Latino-América”. O álbum, produzido pela Mundo Moinho Produções, apresentará releituras próprias para clássicos da música brasileira como “Odeon” (Ernesto Nazareth) e “Carinhoso” (Pixinguinha) e da música latino-americana como “Libertango” e “AdiosNonino” (AstorPiazzolla) e também composições inéditas dedicadas ao duo, como a “Suíte Folclórica” do compositor Thiago Colombo de Freitas. Em fase final de produção, o primeiro disco do Latino-América Duo aguarda patrocínio para ser lançado. Empresas ou pessoas interessadas em apoiar ou patrocinar o disco, podem entrar em contato com a produção do duo através do e-mail latinoamericaduo@yahoo.com.br ou dos telefones (53)8143-5774 / (51)9107-3883.

Conheça mais sobre o projeto em: www.latinoamericaduo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário