Evento que hoje é Patrimônio Histórico e Cultural do RS que abre o calendário oficial de eventos tradicionalistas no Estado, o 18° Acampamento da Arte Gaúcha marcou para os tapenses e visitantes o início das Festas de Verão no município. Foram quatro dias de artesanato e muita música gaúcha para felicidade e orgulho dos amantes tradicionalistas. Nos dias 3, 4, 5 e 6 de janeiro, aproximadamente 7.000 pessoas circularam pelo Parque Municipal Paulo Alfonsim Simchen, em Tapes, segundo informações da APEC - Associação Promotora de Eventos Culturais, entidade realizadora do evento.
Com apoio da Emater, a Feira de Artesanato que acontece durante o evento, localizada no pavilhão existente no Parque, nesta edição, além dos artistas tapenses, contou com a presença de artesãos vindos de vários municípios do Rio Grande do Sul. No total foram 25 Stands de diferentes tipos de expressões artísticas que entusiasmavam com suas obras as pessoas que ali chegavam.
Desde a sua primeira edição, realizada no ano de 1975, o festival de intérpretes de canções, de instrumentistas, feira de artesanato e gastronomia, conhecido pelos seus destaques e artistas que alí iniciaram, o Acampamento, tem como principal alvo artistas amadores, com o intuito de propiciar condições, apoio e integração, premiando e divulgando os mais destacados trabalhos no gosto popular, para incentivo ao aparecimento de novos valores dentro de universo cultural tradicionalista, preservando a cultura popular em suas mais pura manifestações.
Premiação das Canções
1º Lugar: O Matreiro Boi Salino (Chamarra)
Fabio Guido - Camaquã
2º Lugar: A Última Recolhida (Milonga)
Juliano Coletto - Porto Alegre
Música mais popular: Temor dos Laçadores (Vaneirão)
Vinicius Hoff Gonçalves - Tapes
Premiação de Músicas Instrumentistas
1º Lugar: De Dom Chico a Dom Brittes (Chamamé)
Alessandro Laufer - Guaíba
2º Lugar:TrêsVentana (Polca)
Lucas Moraes - Guaíba
Fonte: http://www.tapes.rs.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário