segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Relembrando Jayme Caetano Braun - Dia do Pajador

Dia 30 de janeiro é o Dia do Pajador Gaúcho, uma homenagem a Jayme Caetano Braun, um dos maiores mestres da pajada, que nasceu neste dia no ano de 1924 em Timbaúva (hoje Bossoroca), na época distrito de São Luiz Gonzaga.

É comemorado oficialmente no Rio Grande do Sul, haja vista que a Lei 11.676, que institui a data, foi publicada no Diário Oficial, dia 16 de outubro de 2001, depois de aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa e sancionada pelo Executivo. Se originou de um projeto de lei do Deputado João Luiz Vargas.

A payada (ou pajada no Brasil e Paya no Chile) é uma forma poética nascida na campanha argentina e uruguaia do século XIX, em geral um repente em décima (estrofe de 10 versos), de redondilha maior (verso de sete sílabas) e rima entrelaçada (todos os versos rimam entre si, alternadamente). Normalmente é acompanhada por um dedilhar de violão.

Em comemoração ao dia do Pajador, aconteceu ontem (29/01) na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves o tradicional Encontro de Pajadores Latino-americanos.

Confira o texto “Jayme Caetano Braun e o Dia do Pajador" e saiba mais sobre a vida de Jayme >> http://adagadeoccam.blogspot.com/2011/01/jayme-caetano-braun-e-o-dia-do-pajador.html

Publicação baseada no blog www. adagadeoccam.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário