sexta-feira, 22 de julho de 2011

Entrevista com Jader Leal

Jader Leal fala para o BAHstidores sobre o CD "Depois dos Mates"

Jader Nunes Leal é intérprete, violonista e compositor, é músico profissional há onze anos. Tem trabalhos apresentados em diversos festivais e eventos nativistas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há poucos meses fez o lançamento do seu 1º CD intitulado “Depois dos Mates”. O CD foi gravado no “Guaiaca Records”, do Érlon Péricles, em Porto Alegre, e segundo Leal a gravação foi feita de forma bastante tranqüila, de julho a novembro de 2010. A obra foi concluída em março deste ano e teve seu lançamento em abril no Boteco Tchê, em Porto Alegre.

Por que o nome escolhido para o CD foi “Depois dos Mates”?
R: Quando o Mateus me mandou a letra de “Depois dos Mates”, na hora em que terminei de ler me vi naqueles versos. Depois que fiz a melodia, achei que era a canção mais biográfica do repertório, que melhor representava aquele momento. Por isto ela deu nome ao disco.

Quais os músicos que fazem parte deste CD?
R: O cd foi produzido pelo músico Fabricio Harden, que gravou os violões, com exceção das faixas Pela Volta das Casas e Depois dos Mates, que foram gravadas pelo Rafael Zinho. Além disso, participam do disco Lucas Ferrera na gaita, Rodrigo Maia no contrabaixo, Luis Otávio “Tavico” na percussão, e as participações especiais de Fabricio Vasconcellos na declamação nas canções Que Saudade que Dá e De Estrada e Tropa, e do cantor André Lucena, nos vocais e voz solo nas faixas Água no Lombo, Hace Tiempo e Bem Gaúcho Deu Pra Ver. Como técnicos de estúdio, Érlon Péricles e Duca Duarte.

De que forma você selecionou as músicas que fazem parte do repertório?
R: Esta foi uma das fases mais complicadas para mim e o Fabricio Harden foi fundamental também neste sentido, já que com a sua experiência me orientou na escolha das músicas e identificação do trabalho, pegando um viés mais tradicional, sem deixar de lado, no entanto, algumas referências mais modernas.

Dentre as músicas do CD, qual é a sua preferida?
R: Eu ainda não sei se tenho uma preferida. Cada uma das canções do disco tem uma história, marca um momento que pra mim foi importante. Penso que Depois dos Mates, pelo caráter autobiográfico, Assim Tranqueia a Vida, por falar do valor da amizade e Que Saudade Que Dá, pela receptividade que vem tendo, são as minhas prediletas.

Quem fez as fotos? Qual o local escolhido para as imagens?
R: As fotos foram feitas por um grande amigo, companheiro do tempo de exército, chamado Giovani Paiva. Escolhi como locação o lugar onde me criei em Porto Alegre; é uma rua muito antiga, chamada Travessa dos Venezianos. Ali, quando criança, jogava bola e brincava com a gurizada do bairro, e vivi momentos maravilhosos da minha infância e juventude.

Foto: Giovani Paiva

Foto: Giovani Paiva

Sua marca foi produzida por quem? Que significado ela carrega?
R: A logo da cuia fui eu mesmo quem criou, depois de muitas horas tentando domar o programa para fazê-la. Escolhi a cuia, em virtude de o mate ser um dos mais representativos símbolos da nossa cultura regional, presente no campo e na cidade, servindo sempre de traço de união entre as pessoas.

Que objetivos almejas alcançar com esta obra?
R: Bah, quero sair RS a fora pra tocar e cantar. E fora do estado também! Me chama que eu vou! Até o fim do ano pretendo intensificar a divulgação do Depois dos Mates aqui no RS, seguir tocando sempre, e no ano que vem, quero levá-lo para outros estados.

Nesses onze anos de carreira quais os fatos que mais te marcaram?
R: Bah, foram tantas coisas importantes, tantos momentos especiais... Posso destacar a vez em que pude cantar com o José Claudio Machado, a estreia nos palcos de festivais, na 7ª Ramada, em Encruzilhada do Sul, meu primeiro prêmio em festival, na 1ª Manoca, em Santa Cruz do Sul. Poder conviver e estreitar relações com músicos e intérpretes de quem eu era (e sou) admirador também é maravilhoso. Além disso, pra mim foi inesquecível ter a oportunidade de cantar com Luiz Marenco, em Parobé, e com o Jairo Lambari Fernandes em Santa Cruz. Mas acho que nada foi mais forte do que o momento em que recebi meu primeiro disco...

Onde podemos encontrar teu CD?
R: O cd está a venda nas melhores casas do ramo; sei que na rede Multison se encontra. Se não tiver, chama o gerente, o vendedor, e pede! Além disso, pode-se comprar no site da Gravadora Vertical: www.gravadoravertical.com.br ou direto comigo.

Quem quiser contratar o teu show pode entrar em contato como?
R: É só ligar para 51 9723.7228, ou enviar um e-mail para jader_leal@yahoo.com.br , ou pelo twitter: www.twitter.com/JaderLeal, pelo meu blog: www.jadermusiqueiro.blogspot.com ou ainda pelo Facebook (Jader Leal).

Palavras do amigo Jader Leal: “A todas as amigas do Bahstidores, um grande abraço, gracias pelo que vocês vêm fazendo pela arte e pela cultura gaúcha! Contem sempre comigo. “Tamo” junto!”

Confira também os vídeos de Jader Leal:

Depois dos Mates - www.youtube.com/watch?v=mkJj-IMKYP0

No Galpão Crioulo (completo) - http://www.youtube.com/watch?v=kI_FHEOlw2I

Assim Tranqueia a Vida - http://www.youtube.com/watch?v=sPyHZCv50SI

Que Saudade Que Dá - http://www.youtube.com/watch?v=t7EYjmHbUU8&feature=related


Entrevista: Clarissa Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário