segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Joca Martins 25 anos - Bem Arreglado

Joca Martins reuniu grandes amigos como Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, Marcelo Oliveira, Lisandro Amaral, Juliana Spanevello entre outros, num CD e DVD gravados em julho, pela ACIT, em comemoração aos seus 25 anos de trajetória na música gaúcha.


O CD tem previsão de lançamento para setembro, o repertório traz quatro regravações de músicas colhidas do acervo de canções originalmente gravadas pelo próprio cantor em festivais e outros trabalhos (O sábio do mate, Jesus Maria, Catedral e Tropilheiro); as demais composições são todas inéditas, compostas especialmente para este momento, reunindo compositores que já têm relação musical com os sucessos do cantor (a exemplo de Rodrigo Bauer, Anomar Danúbio Vieira, Juliano Gomes, entre outros).

O CD e DVD foram gravados, ao vivo, na Charqueada Santa Rita em Pelotas, com produção musical de João Marcos “Negrinho” Martins, em parceria com o diretor artístico da gravadora ACIT, o experiente Edison Campagna.


De acordo com Joca Martins, as gravações ocorreram nos dias 12,13 e 14 de julho, foram mais de doze horas de gravações por dia. Nesses três dias de trabalho intenso, estiveram envolvidas quarenta e cinco pessoas entre equipe técnica, produtores e músicos.

Um disco que promete transbordar sentimento, além da ilustre presença dos amigos músicos, Joca contou também com a participação mais que especiais das suas filhas, do irmão D’Mart na bateria e de sua amada Juliana Spanevello.



BAHstidores: O que este trabalho, símbolo dos seus 25 anos de carreira, representa para você?

Joca Martins: Representa um caminho trilhado com muita dedicação, muito esforço...minha vida é o canto e este disco simboliza a celebração de uma trajetória feita de muitas abdicações, mas de muitas alegrias também, ele foi concebido com o feitio do coração e também com a dedicação de muitas pessoas, por isso agradeço aqui ao Negrinho Martins, Rodrigo d'Mart, Juliana Spanevello, Luciano Fagundes, Geovane Marques, Juliano Gomes, Celau Moreyra, Anomar Danúbio Vieira, Fabrício Harden, Marcelo Oliveira, Luiz Marenco, Adriano Alves, Lisandro Amaral, Guilherme Collares, Silvério Barcellos, Ricardo Comassetto, César Oliveira, Rogério Melo, Edilberto Bérgamo, Xirú Antunes, Edison Campagna, Aguinaldo Paz, Super Lau, Petter Campagna, que contribuíram artisticamente para este álbum. Mas ficaria páginas e páginas agradecendo as muitas pessoas que fizeram com que este momento fosse possível!


BAHstidores: Por que o cenário escolhido para as gravações foi a Charqueada Santa Rita, em Pelotas?

Joca Martins: Em primeiro lugar, por representar a história da minha cidade e do Rio Grande do Sul, além de ser uma homenagem ao chão que nasci e que tenho orgulho de levar junto comigo sempre.


BAHstidores: O que teus fãs podem esperar deste novo trabalho?

Joca Martins: Como eu já comentei com vocês, ele foi concebido com o feitio do coração, então podem esperar muita emoção e um repertório com novas músicas que tem a ver com o que eu quero cantar nesse momento. Dentre tantos emocionantes momentos, eu cito pros amigos do blog BAHstidores, a composição INDIÁTICO que fiz em parceria com o poeta Adriano Alves, ela é uma homenagem ao Xirú Antunes e eu convidei o Marenco pra cantá-la junto, além do recitado do Adriano. O Arranjo do Negrinho Martins , é com o cello do Celau Moreyra e ainda tem o violão do Negrinho e o guitarrón do Luciano Fagundes, quando o Xirú chegou na Charqueada, nós mostramos a música pra ele, e este é sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes que vivenciei com a música até hoje! A fotógrafa Miza (que matou a pau!!!) registrou esse momento, e vocês poderão percebê-lo, através das fotos, além é claro, da própria gravação, que foi ao vivo e registrou tudo que aconteceu!


Bem arreglado

“Bem arreglado”, de Rodrigo Bauer e Piero Ereno, é o nome da música de trabalho do novo CD do Joca Martins. Do espanhol "arreglar" (arrumar), regla (norma); expressão campeira muito usada na fronteira para elogiar ou descrever um potro bem iniciado na doma, um redomão arrumado no capricho, bem disciplinado.

Segundo Joca, “esta música homenageia a juventude de hoje que sabe ‘arreglar’ o nosso gauchismo aos dias atuais, fazendo com que nossos usos e costumes permaneçam vivos!”

Confira “Bem Arreglado”, composição de Rodrigo Bauer e Piero Ereno, que abre o disco comemorativo aos 25 anos de carreira de Joca Martins.



Quem é e o que viu Miza Limões?

Natural de Pelotas/RS, Mariza Limões, a Miza, é formada em Programação Visual pelo IFSUL. Fotografa profissionalmente há três anos, mas sempre foi apaixonada por fotografia. Autodidata, busca na literatura e em workshops aprimorar mais o olhar. Dentre os campos de atuação, Miza Limões fotografa casamentos, recepções de formatura, ensaios fotográficos e shows. Este nome ficou ainda mais conhecido após fotografar os bastidores do novo trabalho de Joca Martins, o CD e DVD 25 anos. Fomos conferir com a Miza como foram os BAHstidores desta gravação.

Segundo Miza, as fotos que ela fez durante as gravações do CD/DVD eram inicialmente para arquivo pessoal, depois resolveram fazer um arquivo de todos os dias das gravações, para que o Joca e a Juliana pudessem ir divulgando em seus blogs. Algumas foram postadas direto das gravações, para passar para os fãs um pouco do que estava acontecendo e os músicos que lá estavam.


De acordo com Miza nos três dias de gravações, entraram madrugada a dentro, “estive lá o tempo todo, registrando tudo, e fui muito bem recebida pelo Joca, Juliana e por todos que estavam participando deste projeto. Muitas pessoas circulando, muito fio, muitas câmeras, muito músico, muita música.” Durante as gravações, o momento em que todos ficavam em silêncio para gravação do áudio era mágico e a música tomava conta do ambiente.


“Pra mim foi uma honra poder estar ali, neste momento tão importante para o Joca Martins. Um dos momentos que mais me emocionou foi quando o Joca e a Juliana colocaram voz na bela música “O Sábio do Mate”, que já havia emocionado antes na gravação do instrumental, levando o Joca as lágrimas pela primeira vez e depois a Juliana, quando a Anna Julia cantou a música para um extra do DVD. Acredito que o CD e DVD, vão surpreender e agradar a todos, porque foi um trabalho feito com muito carinho, e todos que ali estavam se dedicaram ao máximo para que tudo ficasse perfeito e as músicas são lindas. As fotos são um registro de tudo que vem por ai, e podem ter certeza, vem coisa boa!” (Miza Limões)


O CD já chegou esta semana e na quarta-feira (01.09) o programa Pampa e Flor, pela rádio sul.net, com Juliana Spanevello, será especial Joca 25 anos. Segundo Joca Martins “durante todo o mês iremos percorrer com ele, todos os rincões em que tocaremos na agenda de setembro, já vamos estar com o disco em mãos”, já o DVD está previsto para ser lançado em dezembro, mas ainda não tem data marcada nem local definido.

Nesta semana o CD começa a ser distribuído nas lojas. No site da gravadora ACIT (www.acit.com.br) e no Bolicho do Joca (pelo e-mail jocamartins@jocamartins.com.br) já é possível comprar o seu!!

Contatos Joca Martins:
www.jocamartins.com
www.blogdojocamartins.blogspot.com
www.twitter.com/jocacantor

Nenhum comentário:

Postar um comentário