segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Das arquibancadas da 30ª edição do Freio de Ouro


Domingo de sol e chuva, dia de GRENAL no Rio Grande do Sul, mas principalmente dia da grande final da 30ª edição do Freio de Ouro



Apesar da chuva intensa que caía pela manhã, ali estava eu e mais centenas de pessoas, tomando postos, “reservando lugares” nas arquibancadas da pista, garantindo espaço para assistir as provas finais do Freio de Ouro 2011.

Ao aproximar-se do meio-dia, São Pedro deu uma trégua e o sol timidamente foi surgindo por entre as nuvens, para também apreciar, antes do início da final, uma homenagem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), aos ginetes que venceram a competição nesses 30 anos.

Ao som de Lúcio Yanel e Carlitos Magallanes, os “Ginetes de Ouro” foram adentrando na pista muito emocionados. Muito aplaudidos por todos, um a um recebeu em pista a medalha “30 anos”, pelas mãos dos ex-presidentes da ABCCC. Além dos ginetes, foram lembradas ainda pessoas que contribuíram para a criação do Freio de Ouro e figuras que se empenharam para a sua consolidação.


O primeiro Freio de Ouro foi em 1983, e nesses 30 anos a maior vencedora foi a Cabanha Santa Edwiges, de São Lourenço do Sul/RS, que levou para casa este ano mais um troféu dourado na decisão dos machos. O garanhão Lobuno, de propriedade do criador Daniel Anzanello, encerrou a prova com 20,107 pontos, sob o comando de Milton Castro, o ginete que mais vezes ganhou a prova. Esse foi o sétimo título de Castro, que na ocasião também foi escolhido o Domador do Ano.

Na categoria de fêmeas, o Freio de Ouro foi para RZ Reclusion da Carapuça, da cabanha Profecia, de Parobé/RS. A égua colorada, de propriedade de Leandro Williams Purcallas, montada por Cezar Augusto Freire (Guto), ficou com a nota final 20,967. Freire, assim como em 2010, também foi premiado com o título de Ginete do Ano.

Episódio do Trator:
Um fato bastante curioso que pude presenciar foi o “episódio do trator”.

O público começa a tomar seus lugares e dentro da pista havia um trator, de uma das marcas patrocinadoras do Freio de Ouro, fazendo exibições da marca. No entanto, a exibição foi além do necessário e acabou “enchendo de valetas” a pista, pouco tempo antes do início das provas. Não sei se o motorista não tinha noção de onde estava – na pista de provas finais da 30ª edição do Freio de Ouro - ou se quis aproveitar os minutinhos de fama.

O público revoltado começou a vaiar e se manifestar na arquibancada, pois notava que o estado da pista estava cada vez ficando pior. Foi quando a organização interveio e, no alto falante, pediu para que o trator se retirasse da pista. O condutor não acatou a ordem e continuou a se exibir. Então, integrantes da organização atravessaram a pista, abaixo de muita chuva, para darem uma “puxada de orelha básica” no motorista, fazendo com que ele retornasse a pista e concertasse as valas. Não preciso nem dizer que o público aplaudiu de pé...

Logo mais publicaremos outras fotos em nossa Galeria. Aguardem!

Fotos: Clarissa Moura

Confira também:

Final do Freio de Ouro 2011 consagra estreantes e multicampeões na Expointer

Paleteada é marcada por reviravolta emocionante na final do Freio de Ouro 2011


Site ABCCC:
http://freiodeouro.racacrioula.com.br/noticias/ler/4956

Nenhum comentário:

Postar um comentário