terça-feira, 26 de julho de 2011

Vem aí o CD “A Modo de Anunciação”

Juliano Gomes fala ao BAHstidores sobre o andamento do projeto do CD "A Modo de Anunciação"

Natural de Santana do Livramento, Juliano Gomes é músico, compositor e arranjador e atua há mais de 20 anos na música regional. Atualmente, exerce também atividades como produtor musical e produtor fonográfico no Trio Estudio e www.radiosul.net. Possui mais de cem composições gravadas por nomes como Leonel Gomez, Luiz Marenco, Leôncio Severo, Joca Martins, Cesar Oliveira, Rogério Melo, Jari Terres, Marcelo Oliveira, Lisandro Amaral, Fabiano Bacchieri, Pirisca Grecco, Adriano Gomes, Shana Müller, entre outros. Premiado em diversos festivais dos quais participa desde 1988.

Atualmente, está trabalhando com seu Trio na produção do CD “A MODO DE ANUNCIAÇÃO” inspirado em um tema dele em parceria com Sérgio Carvalho Pereira. A obra irá contar, ao todo, com 10 composições, dentre elas “A Modo de Anunciação”, composição inédita e ainda obras consagradas dos festivais.



Por que a composição “A Modo de Anunciação” foi a escolhida para dar nome ao CD?
É uma letra inédita, em parceria com o Sérgio, musiquei há algum tempo, mas acho que não foi compreendida até hoje, resolvi colocar ela no cd para que todos tenham oportunidade de conhecê-la e compreendê-la. E também porque tenho outros trabalhos com o Sérgio, como Batismo, O campeador, Doze Léguas pra lá do Upamaruty, Chacarera y resistência, Contigo me vou de tiro...

Sobre o que fala a letra dessa composição?
Acho que o ideal mesmo seria perguntar para o próprio Serginho, mas a meu ver ele conta sobre um homem que vive solito no campo, no meio do nada e canta, toca... E a pergunta é essa... Pra quem será que toca esse homem? Pra quem será que ele canta, se vive no meio do nada?

Como se deu a escolha do repertório?
Escolhemos eu, o Fabiano Torres e o Rodrigo Maia. Procuramos resgatar o chamamé Rodeio das entoradas, uma música importante pra mim por ser o primeiro prêmio individual da minha carreira, na 16ª Reculuta (festival de Guaíba), como melhor música. São apenas dez músicas, resolvemos fazer um cd enxuto, com músicas bem trabalhadas em matéria de arranjos, dez composições escolhidas a dedo.

Quais músicos farão parte do CD?
O trio, eu de voz, violão e guitarron, o Fabiano Torres na gaita 3 hileras e na gaita cromática e o Rodrigo Maia no baixo acústico e no baixo fretless. Contamos também com a participação da Clarissa Ferreira no violino e estamos estudando a participação de mais alguém, que será surpresa, talvez a participação de um amigo cantando comigo.

Quem está produzindo o CD?
Estou produzindo a parte musical e operando as gravações, mas conto com a ajuda do Leoncio Severo na operação de gravação e na parte executiva.

Qual a previsão para o lançamento?
Olha... esse trabalho já era pra ta pronto, mas como tenho um estúdio e to sempre gravando um ou outro, acabo deixando nosso trabalho esperando, nossa previsão é finalizar no mês de agosto, e na sequência, tirar as fotos e confeccionar a arte para mandar prensar.
Pretendemos fazer o lançamento assim que chegar o CD, de repente no mês de outubro.

Já tem local definido para o lançamento oficial?
Sempre idealizo meu trabalho pra um teatro, por causa da instrumentalização que usamos e até pela minha voz, que não tem grandes potências, mas gosto também do clima de bar. Estamos estudando a possibilidade de lançar em algum bar aqui em Porto Alegre

E quanto a arte do CD, o que pode nos adiantar?
Cantamos e tocamos o campo, a lida de campo e a vida no campo, mas também, cantamos coisas comuns, então não necessariamente usaremos cavalos na capa ou na contra. Pois penso que assim como existem muitos temas para poesias, têm muitos jeitos de se fazer arte para um cd. Ainda estamos estudando.

Juliano Gomes: “Estamos fazendo um trabalho com carinho e total dedicação. Destaco meus colegas que estão se dedicando ao máximo pra confecção desse nosso trabalho, Fabiano Torres e Rodrigo Maia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário