segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jairo Lambari Fernandes “CENA DE CAMPO”

Lambari fala com exclusividade para o BAHstidores sobre seu 3º CD, que conta com as participações especiais de Sérgio Reis e Padre Fábio de Melo

“Quando pego a caneta e o violão para compor eu respeito muito quem consome minha música.” (Jairo Lambari Fernandes)

Compositor, poeta e cantor. Natural de Cacequi-RS, iniciou sua trajetória musical no ano de 1994, com participações em festivais de música nativista. Possui dois CDs gravados Intitulados “De Flor e Luna” e “Buena Vida”, e está em estúdio gravando o seu terceiro trabalho, “Cena de Campo”, que está em processo de finalização.

O chamame Cena de Campo é uma das quinze músicas que compõem a obra e foi escolhida para dar título ao disco. O poema fala de alguém que sai a cavalo para ir visitar a namorada e no meio do caminho o tempo se arma para chover e o poncho dele salta pelos ombros, assim como um rancho e da aba do sombreiro vê apenas os pingos d'agua caindo em frente ao seu rosto. Esse chamame vem na mesma linha da composição No Rastro da Gadaria, regravada nesse disco com um arranjo diferente, outra regravação é a música por Bem dizer-te, com participação especial de Sérgio Reis.

Conte-nos da participação do Sérgio Reis nas gravações:
Ele veio com o maior carinho do mundo gravar com agente, não nos cobrou nenhum centavo. Ele tem um amor pela nossa música muito grande e é um ser agradabilíssimo. Foi maravilhoso conviver com ele. Eu aprendi como se porta um artista. A gravação com o Sérgio Reis foi no final de junho, ele chegou às 20h30, buscamos ele no aeroporto, fomos para o estúdio e às 3h30 deixamos ele no hotel, às 8h30 ele foi para Minas Gerais, pois tinha um show lá à noite. Ele só podia gravar na madrugada e veio com toda boa vontade. Um homem com setenta anos, que faz parte da história da música brasileira, veio aqui gravar uma obra minha que fiz com muito carinho, composição que caiu nos ouvidos dele e ele se apaixonou, me sinto muito feliz!

Tem outras participações especiais?
Todas as participações são por demais especiais. Mas outra que posso destacar é a participação do padre Fábio de Melo, ele fez um texto de apresentação maravilhoso que está no nosso site para quem quiser conferir http://www.jairolambarifernandes.com.br/#!discografia

Para minha felicidade também, o Padre Fábio me ligou dizendo que vai gravar “Beirando o Rio” e “Solidão”, num disco que ele vai fazer pela Sony que será lançado ainda este ano. São músicas gaúchas que estão sendo gravadas num disco nacional. Nós estamos muito felizes por artistas nacionais estarem olhando a nossa arte com bons olhos, e eu acho que nossa música deve ter alguma coisa de fundamento né, porque, caso contrário, eles não a olhariam dessa forma.

O Padre Fábio me cita também, no segundo livro dele em uma página e meia. Eu, um simples compositor do RS. Pra mim ainda não “caiu a ficha”, pois eu nunca fiz nada esperando isso, eu faço o que eu adoro, sou canceriano de coração dá pra ver pelas minhas músicas e letras, tudo é romance, amor é tudo, é a base de tudo, amar teu filho, teu amigo, amar o teu vizinho, amar o teu amor, amar é tudo e eu adoro trabalhar com isso.


Por que suas composições seguem sempre a linha romântica?
Eu gosto muito de lidar com a linha do coração e da sensibilidade. Quem não gosta de voltar para casa num fim de tarde e ter uma linda esperando na cancela com um mate, eu adoro isso! E acho que todo mundo gosta e eu canto isso. Quando ouvirem meu trabalho tenham certeza de que aquele é o meu melhor, pode ser simples mas é o meu melhor, e me desculpem se não é a altura do que vocês esperavam é porque eu não tive capacidade de fazer melhor. É simples, é sincero, é a minha verdade. Se eu não acreditasse eu não cantaria.

Que outras composições fazem parte do CD?
A música que eu cantei na 31ª Coxilha vai tá no disco “Pra minha amada”, é uma história de um gaúcho que leva de presente para namorada uma égua, irmã do cavalo que ele vem encilhando. Não tem coisa mais gaúcha que isso! São milongas e chamames, mas tem também duas polcas, uma parceria com o Paulo Garcia. E ainda o “Romance para um novo Mariano” que é a sequência das histórias, poema maravilhoso do Gujo Teixeira, assim como “Por um abraço” que também faz parte deste novo CD.


Quem são os músicos que te acompanham neste disco?
Fabiano Torres na acordeona, Miguel Tejera no baixo, Márcio Rosado nos violões, Paulinho Bratt nos arranjos e pianos, ele também que produziu a música para o Sérgio Reis cantar, ficou com mais cara de Brasil, é o responsável pelo arranjo novo do “Por bem dizer-te”; Gujo Teixeira nos poemas, além de outros parceiros.


E quanto a arte e fotografia?
Estamos preparando a capa na produtora com todo carinho e as fotos são de Eduardo Rocha, um excelente fotógrafo. Estou encantado com a forma como ele retrata a nossa cultura gaúcha. A fotografia desse disco será poesia para os nossos olhos, as imagens foram feitas no Rincão dos Moraes em Livramento, passei um dia inteiro com ele lá. Nossa arte ele transformou em fotografia. Está sendo muito difícil escolher as fotos do disco, porque são muitas fotos boas. Já estamos em processo de finalização. A capa do disco será diferente, toda de papel, virá dentro de uma caixinha, e quando abrir terá o encarte com as letras e muitas fotos, muita informação. Na verdade, estamos pensando em uma proposta de arte mesmo. A nossa música merece ter algo diferente. Eu penso que quem for lá comprar esse Cd merece uma arte bonita e uma música simples, mas de qualidade.

Já tem previsão para o Lançamento?
A data limite é setembro, não sabemos ao certo a data que chega o disco, mas setembro vai estar aí. Pretendemos fazer cinco shows de lançamento, em Lages, Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.

O que você deixaria de recado aos teus fãs?
Agradeço o carinho de todos. É isso que nos move, que nos faz virar a madrugada procurando uma linha harmônica e poética para dar de presente para eles em forma de agradecimento. Eu nunca esperei que fosse tão grande assim o carinho do público comigo, esse carinho é que me move e que me alimenta. A responsabilidade que eu tenho quando componho é com os meus fãs, o que de melhor eu tenho para oferecer a eles. Muito obrigado de coração, que Deus dê muita saúde a todos. Esse disco é um disco maduro, eu to com 44 anos, com alma de guri, mas a experiência me trouxe a maturidade musical, uma maturidade para cantar. Eu sou muito crítico, mas eu gostei do disco e acredito que todos vão gostar também. Olhem o nosso site, mandem fotos para o mural. Nosso site foi produzido pelo meu sócio na produtora e meu amigo Mauro Flores, o site tá maravilhoso. Está a três meses no ar, acessem http://www.jairolambarifernandes.com.br


“Por bem dizer-te”, “Morena” e “Enserenada” são músicas que sempre temos que tocar onde vamos, é uma marca registrada. E estamos apostando que Cena de Campo será mais uma dessas músicas que teremos que tocar muito. Jairo Lambari Fernandes


2 comentários:

  1. Parabéns, Tio Lamba! Muito sucesso sempre!
    E parabéns à equipe do BAHstidores. Baita iniciativa. Sucesso p'oceis também ;)

    ResponderExcluir
  2. gracias lambari por mais esse regalo.

    ResponderExcluir