sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Nos BAHstidores do SER PAI...

O que é ser pai? Um dever? Uma responsabilidade? Uma missão?

O BAHstidores foi buscar estas respostas no sentimento e nas palavras de músicos e compositores, e da junção desses depoimentos, nasceram versos, que transbordam emoção e revelam as respostas para estas interrogações...

SER PAI...
Estas humildes palavras são dirigidas apenas a quem tem filhos. Me desculpem, não é ofensa direta a quem ainda não os têm! Há sete anos eu tbm fazia parte desse grupo e, por essa razão, não tinha compreensão do que é ser pai. Por isso, esse texto pouco significaria para mim nesse período. Parte desse processo é que: no momento em que você se torna pai, deixa um pouco de ser filho! E não é saudade do colo dos meus pais, pois ainda os tenho por perto, sempre que assim desejar, mas sim, por que todos à sua volta viverão celebrando diariamente essa nova vida que acaba de chegar. Vida essa que chega com tanta força, que deixamos de ser filho para nos tornarmos pais com um orgulho inexplicável e inenarrável.

Ser pai é ficar em segundo plano com o maior gosto e alegria! É ter motivação para acordar toda manhã em busca de prosperidade, conforto e segurança para proporcionar o melhor para a sua família. É enxergar os seus traços, seus defeitos, parte de sua personalidade, suas expressões e suas qualidades em outro ser, ali, na sua frente! É desejar sempre que esse espírito seja mais evoluído que o seu na sua passagem aqui pela terra. É velar a tranqüilidade do sono na sua perfeição! É alternar entre ser o ídolo e alguém e por vezes seu carrasco, quando temos que lhe dizer: NÃO!!! É rir, chorar, preocupar-se, é não dormir, ou então dormir todos juntos: danem-se os psicólogos! E depois de tudo isso, quando você for perguntar à sua filha se ela irá cuidar de você quando ficar velho ouvir a seguinte resposta: -Pai....tu não é velho, tu só parece velho! É não conseguir expressar em palavras o que é ser pai! ( Daniel Petry)


Uma dádiva de Deus... Sim, porque ser pai é a maior dádiva que Deus pode ter me regalado!
Sentimento, incomum, que me invadiu o peito e a partir daquele momento, mudou minha vida em todos os sentidos. Saber que sou responsável por esta “semente de vida” que peguei no colo ao nascer e que dali pra frente é totalmente dependente de mim, até criar suas próprias asas e alçar vôo. Deste dia em diante, assumi a responsabilidade de educar e nortear o rumo certo a seguir, tudo isso regado a muito amor e carinho. Motivação para me cobrar mais, profissionalmente e como pessoa também. Porque ser um bom pai é ser um bom exemplo. É chegarmos em casa no final do dia, e receber um sorriso de braços abertos com um brado de Papaiiiiiiiii!!!! Ou quando somos pealados em meio a uma brincadeira com estes anjinhos ao colo e de repente param com o olhar fixo pra nós e dizem: Papai eu te amo....Bah... Momentos ímpares que a dádiva de ser pai nos permite vivenciar.
(Fabrício Vasconcellos)


Já ouviram falar das maravilhas do mundo?
Ser pai é uma delas...
Aqueles pequenos olhos inocentes, aquela mãozinha que pede ajuda. O amadurecimento vem aflorando a cada convívio com eles, um ser pequeno, mas com tanta força e energia que, ao mesmo tempo frágeis, nos mostram que o mundo é uma aquarela. Escutar a palavra PAI dita por eles é divido! O engatinhar, as primeiras palavras, os desenhos, as cartinhas, o levar na escola... são tantas imagens que me emociono ao pensar. Ser Pai é dar a eles escolhas para serem um sucesso e eu aplaudir no final deste espetáculo. Educar, cuidar, ensinar e dar carinho, é mostrar que a palavra de um homem vale mais que dinheiro. Promissórias... aperta o coração saber que eles são para o mundo!! ( Raineri Spohr )


Várias tardes quando chego atordoado da lida, sei que me espera escondida querendo me assustar, ou acaba de deitar, entre bonecas e panelinhas finge que dorme quietinha, tapa os olhos com o cheirinho, pra que eu a acorde com um beijinho me convidando a brincar. Deixe tudo como está! É lindo te ver brincando. As trancinhas balançando quando corre pros meus braços e adormecer num abraço tão puro, tão verdadeiro,que me sinto por inteiro um ser humano fecundo, pois semear amor no mundo, é nosso dever primeiro. Que tu cresças na virtude, e que Deus me dê saúde pra seguir no teu costado, pois cada tombo levado tu não vais estar sozinha, a mão de Deus encaminha para teu porto seguro, e eu te livro do escuro, minha eterna Florzinha. Como tudo tem seu tempo, uma coisa que lamento é aceitar que em alguns anos vais ter asas e outros planos, meu desejo, que não fique a revelia minha sina, minha porfia peço a Deus, não me ignore, que chegue, mas que demore pra eu ficar lambendo a cria!
( Nelson Souza )


Ser pai é ser, do filho, um amigo que cuida, educa, dá bom exemplo, acompanha, ensina, aprende, compreende, respeita e ama! É ter comprometimento e responsabilidade pela condução da vida do filho, que adquire os valores do pai. É uma vocação, um dom, um regalo divino. Ser pai é dedicar os esforços em razão do filho. É fazer dele o grande motivo na vida e sentir por ele um amor guardado, inesgotável, que não se termina, que é eterno.
( André Teixeira )



Ser pai é ser presenteado por Deus com os filhos, que assim como nossas obras, ganham seu destino próprio sem deixar de ser nossos nos seus olhares, seus achegos, semblantes e caminhos. É colher o fruto de nossos amores e ganhar um pouco mais de vida neste mundo.
( Éder Goulart )





"Ser pai é a coisa mais maravilhosa e assustadora do mundo. Meu pai dizia "Não existe nada mais pesado que a mão de um filho". Hoje eu entendo o "Véio Chico", pois ser responsável pela formação intelectual, de caráter, cultural (dentre tantas outras coisas) é uma missão difícil e pesada. Não podemos errar, mesmo sendo falíveis. No entanto, nada substitui a alegria de escutar um "pai eu te amo". Acho que a verdadeira expressão do amor está em ser pai, em ver tua cria crescer e se tornar independente. Enfim, ser pai é uma alegria indescritível; é um sentimento de amor extremo, insano, inesgotável. Minha filha é a parte mais importante da minha vida; é o combustível que move esta vontade diária de trabalhar e de fazê-la feliz".
( Jader Leal )


Não há, mesmo no pior dia das nossas vidas, algo que nos reconforte, alegre e dê esperanças como o sorriso de um filho. Filho é uma bênção. E não há dor maior que perdê-los...Ou tê-los distantes... Eu sei que os filhos são do mundo. Mas, pai, e no meu caso eu, gostaria de tê-los sempre embaixo das asas...
( Cleiton Santos )



Para mim, o maior presente que ¨Deus¨ poderia dar a um homem é um filho¨...¨Deus¨ me deu dois...
A mana, é meu sonho... centrada, com um coração maravilhoso...
O mano, também é um sonho meu, mais impulsivo, mas com um coração igualmente maravilhoso... O amor que sinto por eles é incondicional, por uma simples razão...Eles são tudo que tenho de mais valioso... Repisam o meu rastro, e me reconheço em cada ato deles... Ali está um pouco de mim... Um pouco do que sou... Um pouco do que sonho para eles... Esse amor me faz viver, alimenta meus dias, e me dá forças para seguir. ¨Deus¨ sabe desse amor que tenho por eles... Respiro por eles... Trabalho por eles... Vivo por eles... E se preciso for, dou minha vida por eles!!
( Jairo Lambari Fernandes )

Tenho a certeza de que seja o maior de todos os merecimentos já deixado ao homem, é um sentimento que nem mesmo a ciência pode descobrir o que ele nos causa em nosso coração. É um presente divino que devemos agradecer a Deus em todos os momentos de nossa passagem por este plano terreno. Acredito que não haja algum outro sentimento que nos cause tantas alegrias e tantos sorrisos em nossa face. É o ápice de um ser humano que está nesta terra só de passagem. ( Adriano Posai )


Ser pai é entender a vida no sentido mais amplo da palavra existência, não existem palavras que resumam o que é ser pai. Pai é um ser abençoado por DEUS, pois, foi escolhido por ele pra sentir na alma e no coração a plenitude do ser! Que os abençoados por DEUS não desviem o caminho apontado por ele! ( Zeca Alves )

Este sentimento que é tão maravilhoso quanto a vida. Pai, palavra que até hoje disse somente ao meu será canto aos meus ouvidos, pois agora o pai serei eu. Transcendencia pra além de um tempo que é gris, assim espero o que vem iluminar-se em riso, feliz sentimento que é maior se a vida brota em flor que um filho, é o resumo do que chamamos amor! ( Sérgio Saretto )






Ser pai é saber que a firmeza de cada passo é menos importante que o carinho de cada abraço.
( Marçal Furian )






Ser pai é ver o colorido que traz uma nova vida em um lar, fazendo-o mais feliz, mais completo. Ser pai é ver-se naquela criaturinha que reflete o que se é, pelo menos pensa-se e tenta-se que seja. Ser pai é subir um degrau na missão de melhorar o mundo e preparar alguém para ser bom para este mundo. Ser pai é ver germinar a própria semente e rezar que seja o que se quer: o bem, do bem e para o bem. Ser pai é rir, sofrer, beijar, reaprender, acarinhar e repreender mas nunca perder o amor. Ser pai é divino!! (Rodrigo Jacques )





"A terra dos meus avós
hoje renasce florida, é o ciclo normal do campo na transcendência da vida" ( Zé Renato )







A chegada de um filho é um presente de Deus, mas a chegada de um neto é ter novamente um filho com açúcar. Por isso agradeço sempre ao senhor das alturas Obrigado meu Pai pelos homens gaúchos que me envias-te. Parabéns a todos os papais (Edson Vargas)





Os dois poemas mais belos que eu nunca pude compor foram aqueles – inexistentes – em homenagem a meu pai, também médico, falecido em 1998 e à minha filha Bruna, nascida três anos antes. Porque a paternidade - este renascer nas retinas da(o) filho(a), este alento que quincha um pouco de noite a geada que vai prateando a melena, este poncho que protege do frio nas madrugadas de agosto – transcende toda e qualquer forma de arte. (Marcelo D'avila)


Nós do BAHstidores desejamos a todos os pais muita saúde, para que possam continuar guiando os passos de seus filhos, que a cada dia brote ainda mais amor de seus corações, para inundarem a vida deles de muito carinho e ternura. Mas principalmente, continuem sendo um espelho de bons exemplos, para que um dia, recebam a recompensa de ouvir seus filhos dizendo: “Obrigado pai, por orientar o meu caminho para que eu me tornasse esse grande ser humano assim como você”!

FELIZ DIA DOS PAIS!!!Homenagem do Blog BAHstidores a todos os PAIS!!

Agradecemos de coração aos queridos amigos Nelson, Cleiton, André, Jader, Éder, Marçal, Fabrício, Adriano, Raineri, Lambari, Zé Renato, Daniel, Sérgio, Rodrigo e ao Zeca por partilharem com o BAHstidores esse sentimento grandioso de ser PAI! Que Deus ilumine todos vocês!

Gracias pela colaboração!
Equipe BAHstidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário