sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jader Duarte

Clarissa Moura
bahstidores@yahoo.com.br  

Fomos conhecer um pouco da vida de Jader Duarte, intérprete e compositor que venceu em parceria com Ezequial da Rosa a 21ª edição da Vigília do Canto Gaúcho.


Jader Duarte, natural de Encruzilhada do Sul, intérprete e compositor, iniciou sua carreira musical em meados de 2000, influenciado principalmente pelas primeiras Ramadas da Canção de Encruzilhada do Sul. Sua primeira participação em festival foi em São Jerônimo em 2000, festival realizado pela ULBRA, BA ocasião Jader participou com uma milonga de sua autoria. 

Já participou de festival consagrados como a Califórnia da Canção de Uruguaiana, Casilha da Canção Farrapa de Itaqui, Gauderiada de Rosário do Sul, Capela da Canção de Amaral Ferrador, Manoca do Canto Gaúcho, Ramadinha da Canção, Canto dos Jerivás em Giruá, Coxilha Negra de Butiá, Carreteada de Formigueiro, Vozes do Jacuí em São Jerônimo e Vigília do Canto Gaúcho. 

Já foi premiado como compositor e melhor intérprete por diversas vezes. Conquistou 1º lugar na 2ª capela da canção em 2004, 1º lugar na Coxilha Negra de Butiá em 2009, 1º Lugar na 3ª Ramadinha da canção em 2011 , 1º lugar na XXI Vigília do Canto gaucho , além de 2º lugar na 2ª Ramadinha da canção e 2º Lugar na 5ª Manoca do Canto gaúcho e canção mais popular na 1ª Manoca do Canto Gaúcho. 

Nos dias 21 e 22 de outubro, Jader Duarte teve mais uma conquista, 1º lugar na Vigília do Canto Gaúcho. Em parceria com Ezequiel da Rosa com a música “Alma de Sanga... Sonho de Rio”. Segunda Jader, a parceria com o Ezequiel surgiu em meados de 2007, através de alguns trabalhos do Ezequiel que ele colocou voz para triagens. Percebeu que o Zeca (como é conhecido por muitos) possuía um estilo musical muito parecido com o dele, além de ser um poeta de muito talento. Foi entre essas conversas e trocando ideias que ele me enviou a letra “Alma de Sanga... Sonho de Rio” à Jader Duarte. 

BAHstidores: Conte-nos um pouco da história da composição “Alma de Sanga... Sonho de Rio”: 

Jader Duarte: A composição “Alma de Sanga... Sonho de Rio”, resume alguém que sempre teve um sonho de crescer , mas que em certo momento da vida se desiludiu e parou de sonhar. O exemplo gira em torno da sanga, pequena e o Rio, grande. Quando recebi essa letra, percebi que tinha potencial para participar de festival grande e incomodar. E foi o que acabou acontecendo na Vigília.




BAHstidores: Qual a emoção de ter vencido a 21ª Vigília do Canto Gaúcho

Jader Duarte: Foi uma emoção sem tamanho ter vencido a Vigília, pois é um dos festivais mais importantes do RS, em que já passaram por lá os nomes mais importantes da musica gaucha, sendo ponto de partida e vitrine para muitos de nossos artistas. Não procurei criar nenhuma expectativa, pois sabia da qualidade e do potencial que os outros trabalhos tinham. Porém, sabíamos sim que a música tinha condições de premiar, porque possuía conteúdo e estava bem arranjada. Acho que ela cresceu muito no sábado em relação à sexta. Estávamos mais seguros, e a apresentação então agradou a comissão julgadora e o público.


Um grande abraço e desde já agradeço a dedicação e carinho com a equipe BAHstidores trabalha em prol da nossa cultura! Valeu! Jader Duarte


Contatos:
Fone: (51) 9641-0618
E-mail: jader.encruzilhada@gmail.com
Twitter: @Jader_Duarte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário