quinta-feira, 3 de novembro de 2011

“Antes que quebram o Silêncio” vence a 19ª Escaramuça

Clarissa Moura
bahstidores@yahoo.com.br

A grande vencedora da 19ª edição da Escaramuça da Canção Gaudéria foi a música “Antes que quebram o Silêncio”. A composição tem melodia de Miguel Azambuja e Zé Renato Daudt e letra de Murilo Teixeira em parceria com Gujo Teixeira. A composição também recebeu o troféu de melhor letra e melhor melodia. O festival realizou-se entre os dias 27 e 29 de outubro, na cidade de Triunfo. Esta composição foi defendida no palco da Escaramuça por: Pirisca Grecco, Duca Duarte, Márcio Rosado e Luizinho Corrêa

Murilo Teixeira, um dos compositores da grande vencedora do festival, é natural de Lavras do Sul – RS, nascido em 18 de dezembro de 1988, iniciou sua carreira como compositor em 2006, vencendo a Bateada da Canção e Poesia, de Lavras do Sul. Participou de diversos festivais amadores onde foi premiado em todos que participou. Em 2008, iniciou sua carreira nos festivais profissionais onde consagrou-se finalista de grandes festivais como : Gauderiada da Canção, Festival da Mata, Galponeira de Bagé, Comparsa da Canção, entre outros.

De acordo com Murilo, essa letra nasceu no retorno da Gauderiada de Rosário do Sul, onde participavam com músicas próprias. Ele, Betinho Teixeira, Gujo e a Anita, sua esposa. Betinho ficou em São Gabriel e os demais seguiram viagem. Na chegada em Lavras, eles sofreram um acidente em decorrência da forte chuva, nada grave, só danos materiais nos carros envolvidos.

No dia seguinte, Gujo ligou para Murilo ir até sua casa, para escreverem sobre uma “Tordilha que se desbocou”. Naquele mesmo dia concluíram a letra. Quando Murilo já estava de saída, Gujo lhe deu duas estrofes, sendo estas as duas primeiras estrofes da letra “Antes que quebrem o silêncio”. Murilo foi para casa e no outro dia a letra estava pronta.“ Eu estava feliz por compor com o maior poeta da atualidade, Gujo Teixeira. Pensei para quem entregar a letra, vieram vários nomes e a oportunidade de realizar um sonho, dentre estes, lembrei de outro incentivador das minhas letras, Zé Renato, então mandei para ele com muito carinho sabendo que ele entenderia que era um momento especial para mim como fã e compositor. Estou muito feliz pelo resultado da nossa parceria e feliz por juntar duas pessoas que gosto no mesmo trabalho, Zé Daudt e Gujo, que viram o crescer da minha infância e do meu trabalho, sou grato!”


Murilo comentou ainda sobre sua admiração por Gujo e sobre o desejo de compor com ele: "Sempre tive o sonho de compor com ele, assim como tenho vontade de compor com outros músicos, mas acho que o principal para dar certo é deixar acontecer, por eu saber do assédio da gurizada para escrever com ele, sempre fiquei na minha, esperando o convite, e se passaram quatro anos na espera do convite até que um dia chegou."

Veja o vídeo da música "Antes que quebram o Silêncio"


Confira os demais vencedores desta edição do festival.

1º Lugar: ANTES QUE QUEBREM O SILÊNCIO
Letra: Gujo Teixeira e Murilo Teixeira
Melodia: Miguel Azambuja e Zé Renato Daudt
Intérprete: Pirisca Grecco

2º Lugar: PELO FIO DO MACHADO
Letra: Sergio Dilnei Lopes/Antonio Santos Xavier
Melodia: Juliano Javoski
Interprete: Juliano Javoski

3º Lugar: CARRETAS PURO CERNE
L: Juan Daniel
M: Lucas Mendes
Intérprete: Jorge Freitas

Melhor Intérprete: JULIANO JAVOSKI - Pelo Fio do Machado
Melhor Instrumentista: EVERSON MARÉ – Pelo Fio do Machado
Melhor Conjunto Vocal: PELO FIO DO MACHADO
Melhor Poesia: ANTES QUE QUEBREM O SILÊNCIO
Melhor Arranjo: ANTES QUE QUEBREM O SILÊNCIO
Melhor Conjunto Instrumental: CARRETAS PURO CERNE
Melhor Tema sobre Triunfo: ESCARAMUÇANDO (Nenito Sarturi /Leonardo Sarturi)
Mais Popular: CORAÇÃO DE GAITEIRO ((Emerson Machado Ramires/Vandré da Rosa)
Int: Juliano Javoski
Melhor Música Local: SOMOS DAQUI (Marco Aurélio Rocha/Emerson Machado Ramires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário