quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Galpão Crioulo lança Troféu Origens para homenagear festivais do RS

Para valorizar os festivais nativistas realizados há quatro décadas no Rio Grande do Sul, o Galpão Crioulo lança o Troféu Origens, que reconhece o talento dos artistas e as músicas do cancioneiro gaúcho. O Troféu vai homenagear os destaques dos principais festivais promovidos ao longo do ano, contemplando compositores, músicos e intérpretes de canções apresentadas nos concursos.

Uma música apresentou um tema até então inédito ou surpreendente? Um instrumentista ou cantor emocionou a plateia? Uma música é promessa de virar sucesso? Um novo cantor? Um cantor mirim que se atreve a concorrer em um circuito profissional? Diversas obras e artistas, que sejam ou não contempladas com prêmios nos festivais, podem receber o Troféu Origens do Galpão Crioulo.

Confeccionado pelo artista Caé Braga, o troféu leva o nome Origens pela menção à música tema do programa da RBS TV. Segundo Braga, a inspiração para a escultura são os próprios artistas regionalistas, representados na obra por dois músicos de braços erguidos em agradecimento ao público. A escultura traz também a imagem de dois instrumentos musicais muito representativos para a tradição gaúcha: o violão, influência da colonização espanhola, e o bombo-leguero, que representa o índio e a miscigenação entre os povos.

Os vencedores do Troféu Origens, escolhidos pelo próprio corpo de jurados dos festivais, serão convidados ainda a participarem do programa Galpão Crioulo. O lançamento e a primeira entrega do prêmio acontecem no dia 5 de fevereiro, no Festival Cante uma Canção, em Vacaria, evento promovido dentro do maior rodeio do sul do Brasil.

Fonte: Site do Programação Galpão Crioulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário