quarta-feira, 25 de junho de 2014

Neste final de semana acontece a fase local da 24ª VIGÍLIA DO CANTO GAÚCHO de Cachoeira do Sul


Estreantes na etapa final da VIGILINHA
10 canções vão subir ao palco no dia 28 de junho
Mateus Souza - Jornal do Povo

Cinco músicos de Cachoeira do Sul subirão pela primeira vez ao palco de uma etapa da Vigília do Canto Gaúcho. A fase municipal, que será realizada no dia 28 de junho, no CTG Tropeiros da Lealdade.

Conforme a coordenadora da 24ª Vigília do Canto Gaúcho, professora Vera Prade, nomes como os músicos Hugo Pedroso, Michel Carvalho Plautz, Marco Antônio Franco de Morais, Eduardo Trojahn Silveira e Fabiano Corrêa são estreantes na Vigilinha. Também estarão no páreo outros mais conhecidos do festival, Mateus Neves da Fontoura, Rafael Chiapetta Teixeira, Clênio Bibiano da Rosa e Ezequiel da Rosa.

Das 10 canções finalistas da Vigilinha, cinco são da linha de manifestação rio-grandense e cinco da linha campeira. Cada uma delas receberá uma ajuda de custo de R$ 500,00. A etapa municipal é classificatória e levará as duas melhores canções de cada linha para o palco na fase estadual da Vigília do Canto Gaúcho, que será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, também no CTG Tropeiros da Lealdade.

BOM NÍVEL - Um dos jurados da triagem, o jornalista cachoeirense Cleiton Santos comemorou o bom nível das composições inscritas para o festival, mas sentiu a ausência de alguns ritmos tradicionais nas canções. “Predominaram ritmos como a milonga, a chamarra e o rasguido. Mas outros como vaneira, rancheiras e xote, que são ritmos bem gaúchos, estiveram em poucas músicas”, destaca.

Também avaliaram as canções o intérprete, instrumentista e letrista Cleiber Rocha, de Porto Alegre, e o instrumentista Maiquel Paiva, de Pelotas. A coordenadora Vera Prade acredita que a Vigilinha é importante justamente por aceitar a participação somente de autores de Cachoeira. “Desta forma estamos oportunizando a inclusão de novos talentos da nossa cidade no meio nativista”, disse.

As duas linhas da Vigília

Manifestação rio-grandense: são composições que devem primar por temas sociais, urbanos, históricos, poéticos, sentimentais e não campeiros, desde que enquadrados dentro do conceito de nativismo e respeitando o contexto de cultura gaúcha.
Campeira: as composições são sobre os usos e costumes das lides do campo, representando as raízes da cultura gaúcha na temática, letra, ritmo, arranjos, indumentária e instrumentos utilizados.

 LINHA MANIFESTAÇÃO RIOGRANDENSE MUNICIPAL

- As borboletas 
Milonga
letra e música: Marco Antônio Franco de Morais

- Com a lua nos olhos
Milonga
letra: Rafael Teixeira Chiappetta
música: Ezequiel da Rosa

- Num rodado envelhecido
Toada
letra: Carlos Eduardo Nunes
música: Clênio Bibiano da Rosa

- Esses cavalos de Prado
Milonga
letra: Mateus Neves da Fontoura
música: Rodrigo Duarte

-Pra lembrança de um amigo
Chamarra
letra: Míchel Carvalho Plautz e Eduardo Trojahn Silveira
música: Hugo Pedroso

LINHA CAMPEIRA MUNICIPAL

- João tropeiro
Milonga
letra e música de: João Carlos Tavares (in memorian)

- Cernos-valseado
letra: Mateus Neves da Fontoura
música: Ezequiel da Rosa e Carlos Machado

- Na cintura
Rasguido
letra: Hugo Pedroso
música: Felipe Corrêa

- Distinto
Milonga
letra: Carlos Eduardo Nunes
música: Carlos Eduardo Nunes, Fabiano Corrêa e Clenio Bibiano

- Zaino estrelo
Chamarra
letra: Rafael Teixeira Chiapetta
música: Marcelo Paz Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário