quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Antes de começar 2012, RELEMBREMOS 2011

Cristiane Machado e Letícia Silveira
bahstidores@yahoo.com.br



O circuito de festivais em 2012 está começando a todo vapor, com seis festivais em janeiro: A 5ª Querência da Poesia em Caxias do Sul, a 30ª Gauderiada da Canção Gaúcha, em Rosário do Sul, o Festival César Passarinho - 4ª Edição em Caxias do Sul, a 25ª Comparsa da Canção Nativa, em Pinheiro Machado, o 22º Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari e o 8º Cante Uma Canção em Vacaria.

Além disso, outros cinco festivais estão com inscrições abertas, no mesmo período, para saber mais acesse a nossa Agenda de Festivais, tenha acesso aos regulamentos e fichas de inscrições.

Mas antes de começarmos as coberturas de festivais em 2012, queremos compartilhar com todos os amigos e leitores do BAHstidores "Os Melhores dos Festivais em 2011", levantamento realizado pelo jornalista e comunicador Jairo Reis.


Os MELHORES DO ANO nos Festivais Nativistas de 2011:



Na modalidade AUTOR COM MAIS VITÓRIAS, destaque para MARTIN CÉSAR, com 4 trofeús conquistados nos festivais: 3º Levante de Capão do Leão, 9ª Sentinela de Caçapava do Sul, Coxilha Negra - Linha Popular – de Butiá, e 21ª Guyanuba de Sapucaia do Sul.

Na sequência, com 3 vitórias cada um, os compositores Everson Maré, Paulo Timm e Rômulo Chaves.


Entre os AUTORES COM MAIS SEGUNDOS LUGARES, lidera o poeta GUJO TEIXEIRA com 4 premiações obtidas nos festivais: 10º Acampamento de Campo Bom; 19ª Sapecada de Lages/SC; 18ª Estância de São Gabriel; 17ª Seara da Carazinho.

RÔMULO CHAVES vem logo em seguida com 3 segundos lugares.

No rol dos AUTORES COM MAIS TERCEIROS LUGARES, ponteia de novo GUJO TEIXEIRA, com 3 premiações garantidas na 29ª Gauderiada de Rosário do Sul; na 14ª Casilha de Itaqui; e no 26º Ponche Verde de Dom Pedrito.

Ao seu lado, igualmente com 3 troféus, aparece ÉRLON PÉRICLES que obteve os troféus na 31ª Coxilha de Cruz alta; 17ª Seara de Carazinho; e no 5º O RG Canta o Cooperativismo.

Entre os AUTORES COM MAIS PREMIAÇÕES DE MÚSICA MAIS POPULAR, o compositor JOÃO SAMPAIO lidera com 2 troféus obtidos na 29ª Gauderiada e na 14ª Casilha.


Entre os AUTORES COM MAIS PREMIAÇÕES ALUSIVAS A TEMAS EM GERAL, os compositores FABIO MACIEL (3º Levante e 19ª Sapecada), FABRÍCIO MARQUES (3º Levante e 5ª Encantadas de Santana da Boa Vista) e JULIANO MORENO (19ª Sapecada e 17ª Seara) dividem a liderança desta categoria com 2 troféus cada um.

Na modalidade de MELHOR INTÉRPRETE MASCULINO, o cantor com mais premiações é ROBLEDO MARTINS, com 6 troféus conquistados no 22º Grito do Nativismo de Jaguari; 9ª Sentinela; 26º Carijo de Palmeira das Missões; 1º Vozes do Jacui de São Jerônimo; 21ª Guyanuba; 3ª Convenção Nativista de Julio de Castilhos.

Mais distantes, com 2 troféus, aparecem ADAMS CESAR, ÂNGELO FRANCO, FLÁVIO HANSSEN, JOÃO DE ALMEIDA NETO e MARCELO OLIVEIRA.

Na categoria MELHOR INTÉRPRETE FEMININA, a cantora SHANA MULLER obteve o maior número de prêmios, 3, no festivais: 10º Acampamento; Coxilha Negra – Linha Popular; 18ª Estância.

No elenco de INTÉRPRETES COM MAIS PRIMEIROS LUGARES, aqueles que por sua interpretação levaram as canções ao prêmio máximo, lidera mais uma vez ROBLEDO MARTINS com 5 premiações – 22º Grito; 9ª Sentinela; 3º Levante; 1º Vozes do Jacui; 21ª Guyanuba -.

Logo atrás MARCELO OLIVEIRA aparece com 4 vitórias - 24ª Comparsa de Pinheiro Machado; 5ª Capela de Amaral Ferrador; 31ª Coxilha de Cruz Alta e 5ª Ronda de Lajes/SC-.


Na categoria MELHOR INSTRUMENTISTA, 5 músicos empataram na liderança com 3 troféus cada um. Um violinista, três acordeonistas e um violonista. São eles:

DOUGLAS MENDES (violino): Coxilha Negra 2011; 1º Vozes do Jacuí; 3ª Convenção Nativista.

EVERSON MARÉ (violão): 19ª Escaramuça de Triunfo; 1º Moinho de Panambi; 9º Canto sem Fronteira de Bagé.

LUIZINHO CORREA (Acordeon): 5ª Capela; 18ª Estância; 21ª Vigília de Cachoeira do Sul.

RICARDO COMASSETO: (Gaita Ponto): 3º Levante; 5ª Ronda/SC; 26º Ponche Verde.

TIAGO QUADROS (Gaita Botoneira) 1º Colina de São João da Urtiga; 21ª Guyanuba; 25º Musicanto de Santa Rosa.

No quesito MELHOR LETRA/POESIA o poeta GUJO TEIXEIRA se destaca mais uma vez com 4 prêmios obtidos nos festivais: 19ª Sapecada; 3º Levante; 19ª Escaramuça; 26º Ponche Verde.

Muito próximo vem RÔMULO CHAVES com 3 troféus levantados no 22º Grito do Nativismo; na 5ª Capela e na 18ª Estância.

Entre os compositores que levaram o prêmio de MELHOR MELODIA, destaque para TUNY BRUM com 2 troféus conquistados no 5º Canto dos Ervais de Palmeira das Missões e no 1º Moinho de Panambi.

Festivais de Poesia, aconteceram 4 em 2011 e os destaques foram os seguintes:

O POETA COM MAIS VITÓRIAS é RODRIGO BAUER, que conquistou o prêmio máximo na 4ª Querência da Poesia de Caxias do Sul e no 9º Bivaque da Poesia de Campo Bom.

JEFERSON VALENTE e HENRIQUE FERNANDES vêm em seguida com uma vitória cada um, no 2º Querência Amada, de Rolante e na 16ª Sesmaria de Osório, respectivamente.

Na modalidade de MELHOR DECLAMADOR houve empate entre PAULO RICARDO SANTOS, ROMEU WEBER, PRISCILA CAMPEOL e HENRIQUE FERNANDES que conquistaram as premiações na 4ª Querência, 9º Bivaque, 2º Querência Amada e 16ª Sesmaria, respectivamente.

No quesito MELHOR AMADRINHADOR também houve empate.

CLÊNIO BIBIANO, TEXO CABRAL e LUCIANO SALERNO venceram na 4ª Querência da Poesia;

RAUL SARTOR FILHO e MARCO VINÍCIUS PINTO ganharam no 9º Bivaque;

JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA levou o troféu no 2º Querência Amada;

GABRIEL SELVAGE foi o melhor na 16ª Sesmaria.

Em 2011 dois festivais ofereceram premio a MELHOR MUSICA INSTRUMENTAL, casos da 25ª Moenda e do 25º Musicanto.

Na Moenda os autores vencedores foram Adriano e Christian Sperandir. No Musicanto, Luciano Maia conquistou o troféu.

No quesito MELHOR INSTRUMENTISTA, LUIZ MAURO FILHO levou o prêmio na 25ª Moenda.

A postagem completa, e os critérios usados para a escolha dos melhores de 2011 podem ser acessados através do link: http://jairoreisrs.blogspot.com/2012/01/os-melhores-dos-festivais-em-2011.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário